A montagem é da Companhia de Ballet Dalal Achcar
Foto: Valério Silveira
Meio século de história! Em 2025, o ballet ‘Floresta Amazônica’ celebra 50 anos como um dos maiores marcos da dança nacional. De 20 a 23 de março, a Cia de Ballet Dalal Achcar traz essa grandiosa montagem ao Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com a assinatura da bailarina e coreógrafa Dalal Achcar, que marcou a dança brasileira com sua visão inovadora. A temporada conta com realização do Ministério da Cultura e da Associação de Ballet do Rio de Janeiro, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.
“Hoje, ‘Floresta Amazônica’ é o único clássico da dança 100% brasileiro – da música à coreografia e à montagem. Para mim, é um orgulho mostrar que o ballet clássico segue vivo e atual em uma obra que, há meio século, encanta o público e traz a nossa brasilidade em sua essência”, afirma a bailarina e coreógrafa Dalal Achcar.
Criado em 1975, o espetáculo nasceu da fusão entre a música ‘A Floresta do Amazonas’, de Heitor Villa-Lobos, e a sensibilidade artística de Dalal. Sua estreia aconteceu no Theatro Municipal do Rio, com Dame Margot Fonteyn e David Wall nos papeis principais. Em 1985, a versão em dois atos foi apresentada pela primeira vez e segue encantando gerações.
Com coreografia de Dalal Achcar e Sir Frederick Ashton, cenários e figurinos de José Varona e iluminação de Felício Mafra, ‘Floresta Amazônica’ continua a emocionar o público e a reforçar a importância da dança brasileira no cenário mundial.
Enredo
Floresta Amazônica conta a história do romance entre um homem branco e uma deusa da floresta, que, por amor ao estrangeiro, transforma-se em mulher. A paixão entre eles é vista pelos indígenas como profana. Entretanto, é esse amor que salvará a floresta da destruição causada por exploradores que invadem a aldeia em busca de plantas e aves raras.
Dalal Achcar (Bailarina e coreógrafa)
Bailarina, professora e coreógrafa, Dalal Achcar nasceu no Rio de Janeiro. Iniciou seus estudos de balé com Pierre Klimov e teve grande influência artística de Madame Maria Makarova. Aprimorou seus conhecimentos em Paris, Nova York e Londres. Por suas diversas atividades e seu trabalho dinâmico, tornou-se a mais importante educadora de dança do Brasil.
Como coreógrafa, assinou balés apresentados em centros internacionais como Los Angeles, São Francisco, Nova York, Hamburgo, Stuttgart, Tóquio, Havana e Santiago. À frente da Fundação Theatro Municipal do Rio de Janeiro e de seu Corpo de Ballet, estabeleceu a tradição de produções de alta qualidade técnica e artística, como os Festivais de Inverno, O Quebra-Nozes, Coppélia, Giselle, Dom Quixote e Floresta Amazônica, além de ser responsável por trazer importantes companhias de dança ao Brasil, como o Royal Ballet de Londres e o Ballet da Ópera de Paris, formando um público fiel de centenas de milhares de espectadores.
Dalal criou diversas coreografias premiadas, entre elas O Quebra-Nozes (considerado pela crítica internacional uma das melhores montagens desse ballet), Dom Quixote, Abelardo e Heloísa e Something Special, apresentada em importantes palcos internacionais. Apaixonada pela dança e pela educação, sempre enxergou o Brasil como um país com imenso potencial para se destacar mundialmente.
Cia de Ballet Dalal Achcar
A Cia de Ballet Dalal Achcar baseia a trajetória em mais de 50 anos de história ligada à dança de sua fundadora, a diretora e coreógrafa Dalal Achcar, começando em 2001, quando ela criou a Cia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro, dando oportunidade aos jovens talentos de ingressar no mercado de trabalho nacional e internacional.
A Cia Jovem tornou-se a semente que, muito bem plantada, cresceu e deu frutos, sendo um deles o projeto “A Dança como Poder de Transformação”, onde a Cia de Ballet Dalal Achcar está trabalhando lado a lado com os jovens talentos do projeto social.
A Cia BDA é formada por 18 bailarinos profissionais das mais variadas origens, que trazem em sua bagagem o amor pela dança e muitas histórias para compartilhar e dançar.
No trabalho da companhia, Dalal une a técnica e a arte com personalidade, emoção e identidade, acreditando que todo o processo na humanidade passa pelo afeto.
Afeto em sua forma ampla: infiltrando, despertando e levando as pessoas a se aventurarem nessa grande viagem que é a fruição.
O repertório é trabalhado de forma universal, com clássicos e contemporâneos, criados por renomados coreógrafos nacionais e internacionais, sem esquecer do trabalho experimental, que traz o futuro, o novo.
Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem a visão de mundo e criarem perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa.
Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org
Aventura
Fundada em 2008, e liderada por Aniela Jordan, diretora artística e produção e geral, e por Luiz Calainho, diretor de marketing e negócios, a Aventura é referência na produção de espetáculos de altíssima qualidade, que tornou o mercado de teatro musical um dos principais segmentos da economia criativa no Brasil. A empresa se estabeleceu como uma grande aliada da multiplicidade artística, fundamental para o desenvolvimento social, econômico e cultural. A sua missão é transformar grandes ideias em realidade, criando fortes conexões entre marcas e projetos. São mais de 40 produções, de espetáculos inéditos e de versões da Broadway, como “Elis, a musical”, “A Noviça Rebelde”, “Sete”, “O Mágico de Oz”, “SamBRA”, “Chacrinha, o musical”, “Romeu & Julieta, ao som de Marisa Monte”, “Merlin e Arthur, um sonho de liberdade” e o infantil “Zaquim”.
Em 2022, a produtora inovou com o primeiro musical em formato de série do país, o “Vozes Negras – A Força do Canto Feminino”, e com o musical “Seu Neyla”, apresentado em dois palcos com o uso da internet para criar uma experiência diferenciada no espectador, além de estrear uma parceria com a Disney – Pixar com o espetáculo “Pixar in Concert”. Com o objetivo de democratizar o acesso à cultura, criou a Cia Stone de Teatro, projeto de teatro itinerante no interior do Brasil e é a responsável pela produção da Cia de Ballet Dalal Achcar. Ao todo, foram mais de 3,8 mil apresentações e cerca de 4,5 milhões de espectadores, números que não param de crescer.
SERVIÇO:
Local:
Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro
Horários:
Quinta -Feira 20 e Sexta-Feira 21 de Março de 2025 – Início às 20h – Abertura das portas 19h
Sábado 22 e Domingo 23 de Março de 2025 – Início às 16h – Abertura das portas 15h
Duração: 1h 30 min (com um intervalo)
Classificação: livre para todas as idades
Vendas no site:
https://feverup.com/m/309553?srsltid=AfmBOoofjNlBl0jUp8ozvDdBz-9poB6DRnC4KeYxnrlbK1b8GXaHiivi