PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Educação

A Secretaria Municipal de Educação está com inscrições abertas, até o dia 20 de abril, para professores que queiram lecionar no ensino remoto por meio do programa Rioeduca na TV, transmitido pela TV Escola. São seis vagas disponíveis. Em edital publicado no Diário Oficial do Município, a Subsecretaria de Ensino e a Subsecretaria Executiva divulgaram as oportunidades na seleção interna para professores da Rede Municipal de Ensino de anos Iniciais — 1º ao 5º ano (1 vaga), História (2 vagas) e Língua Inglesa (3 vagas).

O Rioeduca na TV oferece videoaulas gratuitas para todos os 644 mil alunos da Rede Municipal de Ensino, reforçando o processo de aprendizado remoto durante a pandemia. A carga horária do professor poderá ser complementada por meio de dupla regência para alcançar o limite máximo de 40 horas, considerando 8 horas diárias compreendidas entre 7h e 19h.

Para participar é preciso atender a requisitos como: estar disponível para o cumprimento da jornada de 40 horas semanais, com limite máximo de 8 horas diárias; estar disponível para participar de formações da SME que ampliem as possibilidades metodológicas para atuação, planejamento e roteirização das videoaulas; não ter sofrido nenhuma penalidade ou inquérito administrativo nos últimos dois anos; e comprometer-se com os requisitos básicos do servidor (idoneidade moral, assiduidade, disciplina e eficiência).

Inscrições
Para participar, basta acessar o link até o dia 20/4 e preencher o formulário: https://forms.office.com/r/BmFq7GEwxM.

Os candidatos deverão remeter, via anexo, os seguintes documentos: currículo com até duas páginas em PDF, contendo experiência profissional do professor regente e certificados; Envio de link (modo público) com vídeo produzido pelo professor em um(a) objetivo/habilidade descrito no Currículo Carioca, conforme orientação do edital; e declaração de ciência do diretor da unidade escolar em que o professor regente esteja lotado sobre sua participação no processo seletivo.

É necessário ter prática em aplicativos e ferramentas digitais de usos educacionais, conhecimento básico de produção, edição, roteirização de videoaulas, compreensão da legislação brasileiro de inclusão no desenvolvimento de todas as suas atividades, respeitar, abordar e pautar as suas práticas de acordo com as leis n.º 11.645/2008 e 10.639/2003 que instituem a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana, afro-brasileira e indígena, ter uma estrutura didática coerente com o formato de produções das videoaulas, planejar aulas que dialoguem com os processos de interação e mediação com os seus pares e produzir recursos pedagógicos e interativos que deem subsídio às aulas produzidas.

Seleção
A documentação e videoaula dos professores inscritos serão analisadas entre o dia 21 e 25 de abril. A nota final de classificação será o somatório dos pontos obtidos na avaliação curricular e na pontuação atribuída na análise da videoaula, que irá considerar o conteúdo, a edição, originalidade e comunicação. Serão desclassificados professores em que as videoaulas apresentem problemas técnicos/físicos que impeçam o acesso e o tempo seja superior ao estabelecido.

Classificação
Serão divulgados no dia 27 de abril os resultados da avaliação dos dados cadastrais, curricular e videoaula. Será considerado aprovado o participante do processo seletivo interno que obtiver nota final igual ou superior a 5,0 (cinco). A ordem de classificação para requisição imediata será disponibilizada na ordem decrescente de suas pontuações dentro de cada ano/área de atuação escolhido pelo professor participante no processo seletivo.

Caso haja igualdade de nota final de classificação, o desempate será definido conforme os critérios, na seguinte ordem: professor com maior nota na seleção da videoaula; professor com maior nota na avaliação curricular; professor com maior nota no item de experiência em produção e gravação de videoaulas; professor com maior nota de experiência em cursos que instrumentalizem a produção de videoaulas (edição, produção e roteirização).

Recursos, resultado final e requisição
Os requerimentos para recursos poderão ser remetidos entre os dias 28 e 29 de abril por meio do link: https://forms.office.com/r/EnMGHH6LTR
O recurso será avaliado e julgado com o resultado final, a ser divulgado no dia 4 de maio no Diário Oficial e nos canais oficiais da Prefeitura do Rio.

Os selecionados dentro do número de vagas serão requisitados pela SME a partir do dia 5 de maio. Os demais docentes irão compor o banco de habilitados, por ordem de classificação, pelo prazo de validade do programa.
Os professores escolhidos não perderão os direitos em relação à regência de turma por ocasião do término da requisição. A seleção interna não altera qualquer vínculo funcional dos servidores inscritos e selecionados com a SME, e não gera qualquer expectativa de direito quanto às condições de exercício de atuação ou remuneração.

Para mais informações clique aqui e consulte o edital da seleção

 


PUBLICIDADE