O Fluminense pode garantir a vaga para as oitavas de final da Libertadores já nesta terça-feira (18), contra o Junior Barranquilla, da Colômbia. A partida, que será realizada no Maracanã, às 21h30, é válida pela quinta e penúltima rodada da fase de grupos da competição.
O Tricolor Carioca é o líder do Grupo D com 8 pontos, seguido por River Plate (6), Junior (3) e Santa Fe (2). A vitória e o empate garantem o Fluminense na próxima fase da competição. Em caso de derrota, o Flu terá que decidir seu destino na última rodada com o River na Argentina. Há a possibilidade, inclusive, do time carioca já garantir o primeiro lugar do grupo ao fim desta rodada. Para isso, precisa vencer e torcer por um empate do River e Santa Fe na quarta-feira (19).
Já o Junior Barranquilla, chega pressionado para esse confronto. Se empatar ou perder no Maracanã e o River ganhar do Santa Fe na Argentina, os colombianos não terão mais chances de classificação para as oitavas. E no caso de um tropeço e vitória do Santa Fe, virarão lanterna e poderão ficar fora até da Sul-Americana.
Fluminense
Com o calendário apertado, com jogos em curto espaço de tempo, o Fluminense chega para o confronto em meio à disputa das finais do Carioca contra o Flamengo. Com apenas dois dias para se recuperar do primeiro jogo da decisão e com possibilidade de título no sábado, Roger terá que decidir entre escalar força máxima ou preservar alguns jogadores. Como a classificação para as oitavas ainda não está garantida, a tendência é que o treinador não poupe.
Mas, algumas mudanças em relação ao time que começou o clássico no último sábado podem acontecer. Uma delas seria o meia Cazares no lugar de Nenê. Outra, a entrada de Danilo Barcelos na vaga de Egídio. E também o retorno de Luiz Henrique ao time titular, recuperando a vaga de Gabriel Teixeira.
Provável escalação: Marcos Felipe, Calegari, Nino, Luccas Claro e Egídio (Danilo Barcelos); Martinelli, Yago e Nenê (Cazares), Kayky, Luiz Henrique (Gabriel Teixeira) e Fred.
Junior Barranquilla
A equipe colombiana chega ao Rio de Janeiro com bastantes desfalques: o principal deles é seu artilheiro Borja, que inclusive fez o gol de empate com o Fluminense no primeiro turno. Ele recebeu o terceiro cartão amarelo diante do River e está suspenso, assim como outro destaque do time, o meia Hinestroza.
Também titular, o atacante venezuelano Gonzalez é mais um desfalque, este por lesão. Téo Gutierrez e Mera seguem no departamento médico. Quem está de volta é o atacante argentino Sambueza, recuperado de um problema físico, podendo aparecer no jogo.
Provável escalação: Viera, Viáfara, Rosero, Ditta e Fuentes; Moreno, Vásquez, Pajoy e Cetré; Sambueza e Valencia.
Arbitragem
Árbitro: Roberto Tobar (CHI)
Assistente 1: Christian Schimann (CHI)
Assistente 2: Claudio Rios (CHI)
4º árbitro: Angelo Hermosilla (CHI)
Transmissão
A partida terá transmissão do SBT e da Fox Sports.