PUBLICIDADE

saúde

Foto: Governo do Rio

Ao que tudo indica, na próxima segunda-feira (31), o critério de vacinação passa a ser pela idade, começando pelas mulheres de 59 anos. A esse grupo se juntam as pessoas que não tomaram a segunda dose. Dos cerca de 2 milhões já imunizados no Rio, 900 mil só tomaram a primeira dose. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, confirmou nesta quinta-feira (27), que o município conclui nessa semana a vacinação contra a Covid-19 do grupo prioritário que inclui pessoas com comorbidades e com deficiência.

Soranz afirmou também que apenas no primeiro mês a vacinação na capital não seguirá o calendário unificado do estado, divulgado nesta quarta-feira. Mas, nos meses seguintes o município segue junto com o estado. Enquanto o cronograma do município chega a pessoas com 51 anos ou mais da população geral até o fim de junho, a proposta do governo estadual contempla pessoas de até 55 anos no mesmo período. A diferença é de quatro anos.

A Secretaria de Estado de Saúde informou que o calendário foi pactuado com os 92 municípios do estado na Comissão Intergestores Bipartite (CIB). O objetivo é padronizar as ações de imunização e dar mais tranquilidade à população.

O secretário municipal informou que existem 270 pontos de vacinação na capital, mas com a expectativa de crescimento do número de pessoas em busca da vacina haverá necessidade de abertura de novos locais e, com a mudança de perfil de público, a necessidade de que eles funcionem em locais de grande circulação. Uma iniciativa neste sentido foi a criação de um espaço de vacinação no Teatro Municipal, na Cinelândia, que começou a atender nesta quinta-feira.

Foto: Reprodução/Extra