PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Cotidiano

É pique que vocês querem? O empresário, comunicador e influenciador digital Wallace Safra vem inovando na cena carioca! Ligado no 220w, ele se multiplica entre a Casa Rio (sua empresa de moda, desenvolvimento e inovação), o Ateliê By Izaquis (do qual é sócio), o Projeto Moda Rio (grande promessa de reaquecimento da semana de moda ao Rio de Janeiro), é o idealizador da Eighteen (uma série de entrevistas digitais que já arrastou mais de 70 mil espectadores), colunista de moda, produz figurinos e carnaval, quando também faz a cobertura dos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí.

Wallace é a tradução viva e real do termo slashie: ele é multi, inquieto, voraz e inovador. Utiliza seus canais com maestria, dá vez e voz a talentos, além de ser um porta-voz da comunidade LGBTQIA+ no Rio.

Nascido em Osvaldo Cruz e criado na Zona Norte do Rio, antes mesmo de completar seus

20 anos Wallace já atuava prestando serviços para uma grande empresa estatal. Os anos se passaram, faculdade de administração concluída e após construir uma imagem relevante na empresa, um plano de carreira sólido e rentável, ele decidiu abandonar tudo para se especializar em moda, sua grande paixão. Nesse tempo, Wallace se dividia entre a correria dos estudos e uma jornada extensa de trabalho.

De lá para cá a vida deu uma reviravolta. Tão logo formado, com o diploma em mãos, Safra olhou para o Rio – cidade pela qual é apaixonado – com uma visão de mercado diferente. “Quando me aprofundei entendi muito mais do que sobre design ou roupas. Passei por vários tipos de preconceitos e entendi que o mercado pelo qual eu nutri um amor inabalável era cruel e, se continuasse dessa forma, estaria com os dias contados”, conta.

Foi então que Wallace apostou todas as suas fichas em atuar como vanguardista na Cidade Maravilhosa e, com seu trabalho, vem incansavelmente investindo tempo para que o mercado de moda experimente o novo, seja mais plural, democrático e valorize os profissionais que fazem da cultura de moda brasileira uma potência mundial.

 A importância da influência LGBTQIA+

“Me descobrir como um homem cis gay não foi tarefa fácil. Eu tive uma base familiar muito boa. Não posso reclamar jamais sobre o apoio que minha família me deu quando eu me descobri como parte da sigla e me entendi como membro de uma comunidade que é viva”.

Hoje, Safra é uma potente voz e influência na comunidade LGBTQIA+ e no mercado carioca. Sua mente extremamente criativa abre cada vez mais espaços para criação de diálogos, conexões e projetos voltados para um público diverso e plural. Exemplo disso é a instasérie Eighteen, que em três temporadas recebeu mais de 50 personalidades e artistas. Desse elenco de peso, 50% são pessoas LGBTs. Para ele, o diálogo é a chave que abre todas as portas e utiliza suas redes sociais de forma divertida e leve para gerar acesso à informação, conteúdos de valor, uma conversa afinada e direta com o público sobre diversos assuntos, incluindo a importância da comunidade LGBTQIA+ no Brasil, respeito e orgulho.

 

“Desde que me posicionei pessoalmente e mercadologicamente, entendi que a comunicação e o diálogo eram as chaves para quebrar tabus, desbloquear espaços e gerar conexões. Tive o imenso prazer em entrevistar e dialogar com pessoas tão importantes e fortes representantes da sigla LGBTQIA+ que, acredite: os resultados de nossas conversas impactaram positivamente a vida de muitas pessoas a ponto de, em muitos casos, me chamarem inbox e compartilharem comigo o quão importante foi ter assistido as entrevistas”, afirma.

Nomes influentes e importantes da comunidade, como a vereadora mais votada do Brasil, Érika Hilton; a cantora internacional Oxa, os atores Tarso Brant, Tuca Andrada, Drayson Menezes, Bernardo Assis e Igor Fernandez; a atriz Glamour Garcia; os estilistas Isaac Silva e Luiz Cláudio Silva; o beauty artist Amadeu Marins; o ex lutador de MMA Jeff Tank; o designer Jailson Marcos; o cantor Romero Ferro e o coreógrafo Junior Scapin são alguns dos nomes de peso atuantes em um cenário multicultural que tivemos o prazer de assistir e dialogar diretamente, enquanto público.

Por intermédio do trabalho de Safra e por sua vertente LGBT forte é possível entender de forma leve e simples a importância e a relevância de toda uma comunidade para a cidade do Rio em diversas esferas: turismo, arte, cultura, música, moda, esporte e negócios. Isso porque ele sempre mira em uma nova geração que pensa em proporcionar um novo mood, um novo estilo de vida e novos olhares – mais plurais – para as pessoas que vivem e compõem nossa sociedade.

“Desde que eu me entendi como uma pessoa LGBT, um desejo latente no meu coração acendeu como chama: mergulhar nas pautas LGBTQIA+, utilizar o meu trabalho e o espaço que conquistei para dar visibilidade, vez e voz à todes da sigla. Eu sabia que precisava ir além de me entender, de estudar e decidi prestar apoio e colaboração a marcas, profissionais e instituições que tratam de maneira tão cuidadosa e dedicada de nossas pautas.”.

Um homem à frente de seu tempo

Inúmeras palavras definem o “homem do futuro”. Vanguarda, inovação, facilitação, multiplicidade… E para facilitar a compreensão, o termo ‘slashie’ – além de uma sonoridade incrível – é certeiro para a carreira e para o trabalho de Wallace.

Atuando no mercado de moda há cerca de sete anos e como CEO da Casa Rio a três, Wallace criou todo o projeto e todos os ideais do negócio para que ele gerasse impacto em marcas, profissionais e projetos de moda, cultura, arte e entretenimento, por saber exatamente quais eram as possíveis falhas do “sistema”.

A alma do negócio é vivência. Nesses anos ele vem apostando no poder da transformação, do respeito e na crença nos potenciais de inúmeros empresários e empreendedores visando o crescimento saudável dos negócios, a elevação da economia e a retomada do protagonismo do Rio na moda brasileira e global. Hoje a Casa Rio é uma empresa sólida que tem como modelo de negócio a vanguardista cultura Home Grown, que promove um ambiente de cultivo, acolhimento, transformação, soluções e estratégias 360° que geram impactos e deságuam em números positivos economicamente no mercado, por conta do forte fomento e desenvolvimento da economia criativa.

Além disso, por intermédio de sua atuação no mercado, Wallace propõe conexões, cria pontes e gera interações constantes entre empreendedores, profissionais, estudantes e entusiastas com o mercado. Através do elo que interliga seus projetos e empresas, Safra criou um ecossistema vivo, rápido e altamente funcional que gera oportunidades, contribui e fortalece as esferas do mercado de moda como um todo.

Só pra se ter uma ideia, já foram desenvolvidas mais de 100 marcas e 9 iniciativas através da Casa Rio, que teve um crescimento de 230% entre outubro de 2018 e setembro de 2020. Já pelo Projeto Moda Rio, Wallace revelou mais de 30 talentos, acolheu mais de 50 marcas, realizou mais de 40 talks com convidados especiais, mais de 25 desfiles e 15 editoriais em apenas 8 edições. Nesta conta ainda faltam ser adicionados os 15 circuitos rápidos do Projeto Moda Rio, o Projeto NOM, que é desenvolvido por Wallace e por sua equipe em universidades cariocas, com o objetivo de despertar a veia empreendedora e o tino de negócios nos alunos, facilitando suas vivências, entradas no mercado e a criação de novas empresas em médio prazo.

“Sempre repito: o novo precisa ser diferente. Existem comportamentos, pensamentos e filosofias que não cabem mais nos dias atuais, no agora. O mundo mudou: está mais plural, mais vivo e precisamos sempre que possível abrir as janelas de diálogo e oxigenar nossos pensamentos para não ficarmos presos ao passado, ao modo antigo de ver, viver, pensar e fazer.”

Texto: Ana Ximenes

Fotografia e iluminação. Fernanda Cândido

Assistente de fotografia 1. Gustavo Paixão

Assistente de fotografia 2. Laura Aroso

Videomaker.  Lucas Calixto

Beleza. Titto Vidal

Stylist. Felipe Santos

Produção. Ana Ximenes

Assistente 1. Wallace oliveira

Assistente 2. Letícia Luz

Trilha sonora. Steffan

Bandeira LGBT. Badaue

Marcas envolvidas:

The Paradise

Eduardo Guinle

Dior

Swarovski

Melissa + A La Garçonne

Mr. Cat

Zerezes

Reserva + David Lee

Agradecimentos especiais

Subprefeitura do Centro Rj

Leonardo Pavão

Ricardo Nobre

Museu de Arte do Rio

Thiago Gaspary

Jiló jóias