PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Esporte

Foto: FIVB/Divulgação

O sétimo dia do Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio não foi dos melhores. No judô, os dois representantes do peso pesado desembarcaram no Japão com grandes chances de medalha. Contudo, uma lesão no joelho nas quartas de final tirou de Maria Suelen Altheman a chance de seguir para a repescagem. Rafael Silva, dono de dois bronzes olímpicos, também caiu nas quartas e, na repescagem, encontrou o maior nome do judô mundial, o francês Teddy Riner, e se despediu da disputa individual. Neste sábado (31), o atleta volta ao tatame do Nippon Budokan para a competição por equipes mistas.

No futebol feminino, o sonho do inédito ouro olímpico também precisou ser adiado. Depois de empatar em 0 x 0 com o Canadá, em partida válida pelas quartas de final, o Brasil foi derrotado nos pênaltis por 4 x 3. A seleção masculina de handebol, por sua vez, venceu a primeira partida que disputou em Tóquio: 25 x 23 em cima da Argentina. Para avançar à próxima fase, a equipe precisa derrotar a Alemanha no sábado.

Jogadoras e Comissão técnica reunidas após a eliminação para o Canadá Foto: Sam Robles/CBF

Já a seleção masculina de vôlei passou um susto no primeiro set diante dos Estados Unidos, mas conseguiu virar o jogo e vencer por 3 sets a 1 (30/32, 25/23, 25/21 e 25/20), na Arena de Ariake, pelo Grupo B. Essa foi a terceira vitória em quatro partidas. O próximo adversário será a França, no sábado, às 23h05. Outra boa notícia ficou por conta do boxe. Abner Teixeira avançou à semifinal e já garantiu, no mínimo, uma medalha de bronze. Já no vôlei de praia, Evandro e Bruno Schmidt venceram novamente e seguem invictos na competição.

No primeiro dia das disputas do atletismo, Alison dos Santos terminou as eliminatórias dos 400m com barreiras em segundo lugar. Com a colocação, o paulista, de apenas 21 anos, classificou-se para as semifinais, que serão realizadas no domingo (01.08), a partir das 9h05 (de Brasília). Já o revezamento 4 x 400m misto bateu o recorde sul-americano, mas não garantiu vaga na final.

Na vela, Martine e Kahena estão na terceira posição na classe 49erFX, enquanto Robert Scheidt se classificou para a regata da medalha da classe Laser na sexta posição. O dia teve ainda a semifinal do ciclismo BMX. Em sua terceira participação em Jogos Olímpicos, o carioca Renato Rezende terminou a prova em 14º lugar. Já nos saltos ornamentais, a paraibana Luana Lira não conseguiu avançar à semifinal do trampolim de três metros, terminando a disputa na 21ª colocação.

A dupla Martine e Kahena continuam na competição Foto: Júlio Cesar Guimarães/COB

No remo, Lucas Verthein terminou a final B do single skiff em 12° lugar. Enquanto isso, na canoagem slalom Pepê Gonçalves fechou a semifinal do K1 na 19ª colocação e ficou de fora da decisão. Já no rúgbi de 7, as Yaras não conseguiram repetir o resultado dos Jogos Rio 2016 e vão disputar o 11º lugar contra o Japão.