Com esse intenso frio, principalmente nas madrugadas, as pessoas que mais sofrem são os moradores de rua. E o Norte Shopping, no Cachambi, na Zona Norte do Rio, teve a iniciativa de abrigar pessoas em situação de rua durante o inverno. Na noite da última quinta-feira, o coordenador de segurança do shopping, Thiago Pampurre, encerrava o expediente e saía da confortável sala, com ambiente a cerca de 26 graus, para ir pra casa. Na área externa os termômetros marcavam 16 graus. A mudança brusca o fez se questionar sobre quem não tem para onde ir e precisa viver nas ruas.
Da conversa com representantes da subprefeitura da Zona Norte e da Secretaria municipal de Assistência Social surgiu a mobilização que na noite de ontem abriu pela primeira vez as portas do centro comercial para abrigar a quem precisa.
O shopping destinou uma sala onde antes funcionava parte do serviço administrativo — que segue com os funcionários em sistema home office — para acolher durante a noite 30 pessoas em situação de rua. A chegada é por intermédio das equipes do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) Janete Clair, responsáveis pela abordagem social na região, a partir das 17h, que faz um pré-cadastro e os leva.
No local, recebem casaco, meias e roupa de cama, além de jantar e, após o pernoite, café da manhã. Todas as doações são feitas com ajuda de parceiros, como grupos organizados por voluntários e da iniciativa privada. A princípio, o projeto tem previsão de durar 15 dias.
Na primeira noite, oito homens foram levados para o local. O perfil é variado, como foi identificado pela equipe de Assistência Social. O intuito também é de tentar convencê-los a deixar as ruas e de prestar os atendimentos necessários. Na ocasião, um deles aceitou ser encaminhado para tratar a dependência química e dois que precisavam de atendimento médico foram levados para unidades de saúde.