PUBLICIDADE

arte & cultura

A sabedoria e a tradição iorubá são parte essencial da nossa cultura e retratam um importante legado deixado por nossos ancestrais que chegaram escravizados ao Brasil . Um destes principais tesouros herdados de nossos antepassados é justamente o conhecimento sobre as ervas e toda a sabedoria que vem da terra, o qual será explicitado por Carolina Maíra Morais, diretora da Casa Herança de Oduduwa e adido cultural de sua Majestade Imperial OOni de Ifé, cujo projeto “Tesouros dos Nossos Ancestrais” vem alcançando cada vez mais sucesso através da exposição online que leva o mesmo nome.

Na palestra, Carolina pretende abordar, além de todo esse conhecimento compartilhado de geração em geração, a importância do equilíbrio do ORI. “ Nossos ancestrais procuravam as respostas para seu problemas na natureza, por isso, em iorubá diz-se: ‘Kosi ewe, Kisi orisa‘, que significa, ‘Sem ervas não há orixá’. No caso dos cuidados com a saúde, a sabedoria que vem da terra, das plantas, explicita o conhecimento profundo da natureza como aliado ao nosso bem estar e que por vezes negamos saber. Saúde não é apenas a ausência da doença, mas também o equilíbrio no Ori. Em caso de desequilíbrio, as ervas são um caminho para seu restabelecimento. O conhecimento dos nossos ancestrais, mais do que nunca, é essencial no nosso cotidiano”, diz a professora graduada em História pela UFF e Mestre em História das Ciências e da Saúde pela Fiocruz.

A aula, totalmente gratuita, acontece nesta quarta-feira, 18 de agosto, às 16h e faz parte do curso de Saberes Ancestrais e Práticas de Cura. Para acessar o conteúdo ao vivo no Youtube, o link é https://bityli.com/cursosaberesancestrais12

Foto: Divulgação