Já ouviu aquele ditado, 1prevenir é melhor que remediar’? Isso vale muito quando falamos de saúde bucal. Quando nos preocupamos em escovar os dentes, em usarmos fio dental e frequentamos o dentista pelo menos duas vezes ao ano, garantimos que estaremos com a saúde bucal em dia. Em tempos de pandemia essas boas práticas são ainda mais importantes.
“Quando escovamos os dentes, estamos fazendo uma remoção mecânica da placa bacteriana, assim evitamos a formação de tártaro e aparecimento de cáries. E sempre é bom salientar, que devemos nos lembrar de escovar a língua também, pois o excesso de saburra lingual (células mortas e restos alimentares), podem causar halitose. Para isso, podemos utilizar um limpador de línguas ou até mesmo a escova dental”, explica o cirurgião dentista Anderson Marques, e Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética e da Federação Internacional de Odontologia Estética (IFED).
“Mesmo que o paciente escove três vezes ao dia, utilize fio dental, o tártaro pode se formar, e por mais que o paciente tente remover, já não conseguirá livrar-se dele sozinho. Daí se faz necessário marcar uma profilaxia (limpeza), com o seu dentista. Normalmente, recomenda-se que as pessoas façam esse tratamento de profilaxia, ao menos, duas vezes ao ano. Assim, garantirá que os dentes estão livres de manchas, tártaro e cáries, e quando o tiver algum problema desses, a resolução se torna mais fácil e rápida. Pois o diagnóstico se faz de forma precoce”, destaca o cirurgião dentista.
Entao, caso você observe, sinais como mal hálito, mancha nos dentes, dentes, sensíveis e sangramento gengival, busque atendimento especializado o quanto antes. “É muito importante, que o paciente não siga receitas caseiras para clarear os dentes, pois pode provocar danos sérios tanto nos dentes quanto na gengiva. Assim como, evitar uso de produtos abrasivos, como carvão ativado, bicarbonato de sódio ou qualquer outro tipo de partícula abrasiva que prometa remover manchas e clarear os dentes”, alerta a cirurgiã dentista Ticiana Campos, Membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.
Dra. Ticiana apresenta cinco dicas importantes pra manter uma boa saúde bucal:
“1 – Troque sua escova de dentes quando as cerdas estiverem desorganizadas (independente do tempo que você tenha comprado);
2- Utilize fio dental para evitar sangramento gengival e carie entre os dentes;
3- Evite usar partículas abrasivas em pó ou em cremes dentais para não arranhar seu esmalte dental;
4- Utilize enxaguante bucal SEM ALCOOL;
5- Faça sua profilaxia (limpeza) ao menos duas vezes ao ano”, conclui a dentista.
E mais uma dica muito importante: “Em caso de gripes ou até mesmo, diagnóstico de Covid-19, isole sua escova dental das demais que ficam no mesmo banheiro. E assim que o quadro viral passar, troque de escova imediatamente para evitar uma recontaminação ou contaminação cruzada, ou seja, propagar para alguém de seu convívio”, alerta Anderson Marques.
Fotos: Pixabay