PUBLICIDADE

saúde

Foto: divulgação

Por: Dr. Rodrigo Mauro, médico nutrólogo 

Você já ouviu falar no Ciclo Circadiano? É o ciclo onde acontecem as variações biológicas dos estados físicos e mentais do nosso corpo em um prazo de vinte e quatro horas – popularmente chamado de relógio biológico. Este ciclo é controlado pelo hipotálamo, uma região do cérebro estimulada pela luz ou pela ausência dela, através da retina dos olhos, definindo assim a rotina de sono e vigília.

É comum em determinados momentos de maior flexibilidade de horário e tempo, as pessoas caírem em armadilhas de mudarem de hábitos abruptamente, como por exemplo, dormirem mais tarde e, consequentemente, acordarem horas depois do que já estavam acostumadas. Esta mudança, começa gradualmente onde, as pessoas vão esticando pouco a pouco os seus horários, com distrações (que podem e devem ser evitadas), como:

– Levar o celular para a cama: Já existem diversos estudos comprovando que, a luz dos aparelhos celulares estimula o cérebro e por isso, ficamos atentos e acordados até tarde, comprometendo a qualidade do sono.

– Assistir televisão no quarto até tarde: Tem praticamente o mesmo efeito do celular, que falamos acima, principalmente se forem programas que tem sequência, como seriados por exemplo, que podem gerar ansiedade.

– Excesso de cafeína ou comer demais: Tenha em mente que você precisa prestar atenção aos sinais que o seu corpo te envia, à medida que vai consumindo determinadas substâncias e alimentos. Mas, de toda forma, o excesso de cafeína e comida, principalmente à noite, pode prejudicar muito o sono.

– Sedentarismo: É um mal que impacta a vida e o corpo como um todo. Desenvolver o hábito de praticar atividades físicas, principalmente durante o dia, é um dos principais fatores que irão regular o relógio biológico.

Estas distrações, irão afetar diretamente o ciclo de energia e qualidade do sono e, para corrigir essa curva, as estratégias não são simples e requerem um maior esforço para se ajustarem novamente. São diagnosticados inclusive, desequilíbrios do humor. O desvio do padrão do hábito chega a ter desvios progressivos e isso é extremamente prejudicial para o corpo, reduzindo a capacidade de produção de energia, produtividade e até mesmo, ganho de peso. Estabelecer horários de dormir e acordar.

Para manter o ciclo circadiano regulado, é preciso estabelecer uma rotina, começando por alguns hábitos bem básicos, como por exemplo, ao acordar arrume a sua cama e deixe seu quarto organizado. Ao despertar, se possível, dê preferência para a luz natural do dia, abrindo as janelas e deixando o ar circular mais. Este contato com o ambiente externo, é importantíssimo para regular a função do sistema nervoso central, evitando assim os distúrbios citados acima e garantindo maior qualidade de vida e saúde.