A Prefeitura do Rio autorizou, quarta-feira (22), a realização de eventos teste para 5 mil pessoas sem a obrigatoriedade do uso de máscara e distanciamento social. Segundo a administração municipal, a exigência para o público é o teste negativo e o comprovante de vacinação.
No Diário Oficial desta quinta-feira (23), a Prefeitura informa que as medidas de proteção para os eventos são adicionais e que liberações progressivas devem observar o cenário epidemiológico da cidade.
De acordo com Daniel Soranz, isto é resultado da imunização dos cariocas. “São evidentes os efeitos da vacinação, com 66% dos adultos totalmente vacinados”, declarou pelas redes sociais.
A realização de eventos teste faz parte da nova fase de flexibilização da capital, iniciada terça (21). Dentre as flexibilizações, também está a autorização de eventos em locais abertos para até 500 pessoas. Além disso, ginásios e estádios de futebol poderão receber o público, desde que se comprove o esquema vacinal completo.
Vacinação
Hoje, a vacinação contra o coronavírus é destinada às meninas de 13 anos de idade, adolescentes com 14 anos ou mais e à dose de reforço dos idosos a partir dos 86 anos. Além destes, também recebem as doses as pessoas com alto grau de imunossupressão com 40 anos ou mais e aqueles com 60 anos ou mais que tomaram a segunda dose até o dia 28 de fevereiro.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o intervalo mínimo entre a aplicação das doses ou dose única e a de reforço é de três meses para idosos e 28 dias para pessoas com alto grau de imunossupressão.