Por: Dr. Rodrigo Mauro
Você se sente cansado (a) e a sua libido diminuiu? Recebo frequentemente esta queixa no meu consultório e, por isso, decidi escrever sobre este tema para te orientar e esclarecer alguns pontos que podem te ajudar a reverter esta situação.
A fadiga que diminui a sua produtividade que causa este cansaço e interfere diretamente na libido, pode estar neste momento acelerando o avanço de doenças graves e até mesmo o câncer. Esta fadiga física e mental é mais comum do que se imagina e pode ter níveis elevados em situações de stress que acabamos somatizando no dia a dia. Além disso, o diagnóstico pode ser potencializado por uma combinação de fatores nocivos para o corpo ou alguma doença como:
– Uso excessivo de substâncias estimulantes, como café e suplementos, principalmente pré-treinos, sem orientação médica adequada;
– Distúrbios do sono;
– Excessos alimentares;
– Deficiências nutricionais;
– Desequilíbrios hormonais;
– Diabetes;
– Anemia;
– Desânimo ou até depressão
A boa notícia é que há tratamento e aqui temos dois pontos super importantes, que eu sempre falo: o primeiro é a individualização deste tratamento, feito pelo médico, com a realização do diagnóstico adequado e personalizado para cada paciente, considerando o seu histórico de saúde e as características metabólicas e genéticas de cada pessoa. O segundo e de igual nível de importância, é a disposição e disciplina do paciente: Se você estiver disposto (a) a fazer as boas mudanças, com certeza você e seu médico conseguiram restabelecer a sua saúde e sanar estes problemas. Cuidar do corpo e da mente é fundamental para que possamos garantir uma qualidade de vida que nos faça feliz!
Espero ter ajudado! Conte sempre comigo!