A prefeitura do Rio e a empresa pública Mobi Rio obtiveram junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) nesta sexta-feira (25), decisão favorável ao retorno do serviço do BRT na Cidade, que foi totalmente paralisado na manhã de hoje, causando transtorno aos usuários que precisavam se deslocar para o trabalho. A desembargadora presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Edith Maria Correa Tourinho apreciou o pedido de dissídio coletivo protocolado pela Procuradoria do Município e determinou o retorno de no mínimo 80% da frota do sistema BRT, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.
Com a paralisação de motoristas do BRT, iniciada na madrugada desta sexta-feira (25), no Rio de Janeiro, milhares de trabalhadores foram obrigados a optarem por ônibus, vans e outros meios de transporte.
Nos bairros da Zona Norte, os coletivos ficaram superlotados, e os pontos de ônibus estão sendo organizados por agentes da Guarda Municipal.
Pelo twitter, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, se manifestou sobre o caso. “A absurda paralisação de hoje do BRT acaba de ser considerada ilegal por decisão da presidente do Tribunal Regional do Trabalho. Ela determina ainda o imediato retorno de 80% da frota do sistema sob pena de multa diária de 100 mil reais ao sindicato da categoria”, disse Paes.
Em nota, a Secretaria Municipal de Transportes afirmou que a prefeitura implantou um plano de contingência para reduzir os transtornos causados pela paralisação. De acordo com a pasta, No corredor Transoeste estão mantidos os ônibus urbanos nos serviços “diretão” e na Avenida Cesário de Melo:
Direto:
– Linha 10: Santa Cruz x Alvorada, direto intervalo de 5 min.
– Linha 12: Pingo D’Água x Alvorada, direto, intervalo de 5 min.
Cesáreo
– Linha 20: Santa Cruz x Salvador Allende, expresso, intervalo de 10 min
– Linha 19: Pingo D’água x Salvador Allende, expresso, intervalo de 8 min
– Linha 25: Mato Alto x Alvorada, parador, intervalo de 10 min.
Também há reforços na frota de ônibus convencionais. No trecho Jardim Oceânico, Alvorada e Taquara as opções são 803, 900, 766, 565 e 954, que atendem os bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Gardênia Azul, Pechincha, Freguesia e Cidade de Deus.
No trecho entre Taquara e Madureira, o usuário tem como opção a linha 636 que está operando até o Merck.
No trecho entre Madureira e Penha, o usuário tem a linha 355.
No trecho entre Penha e Bonsucesso, o usuário pode utilizar a linha 313.
Os deslocamentos entre Fundão e Barra podem ser realizados com a linha 616 até Del Castilho e linha 614 até a Barra.
Linhas executivas da zona oeste que têm itinerário pela Av. Brasil estão sendo desviadas para atender o eixo com pouca oferta na TransOeste.
O Metrô também estendeu o horário de pico para aumentar a oferta. Já a Supervia, informou apenas que não tem alteração na circulação de trens, nesta sexta-feira (24).
Foto: Reprodução TV