No Dia D da vacinação contra a gripe e sarampo, idosos com 60 anos ou mais e crianças a partir de 6 meses e menores de 5 anos compareceram, neste sábado (30/4), aos postos, mesmo com chuva e tempo nublado, para garantirem a imunização contra essas doenças.
Devido às fortes chuvas, alguns pontos de vacinação tiveram seu funcionamento inviabilizado. A campanha continua até o dia 3 de junho.
Os centros municipais de saúde e clínicas da família também seguem aplicando a vacina contra a Covid-19. A relação com os endereços dos pontos de vacinação e com informações sobre as vacinas disponíveis em cada local pode ser acessada no site da Secretaria Municipal de Saúde.
“ Nosso objetivo com a ação é mobilizar esses grupos para reforçar a cobertura das duas campanhas de imunização. A partir da semana que vem, o calendário da vacinação contra a influenza avança para outros grupos prioritários e é importante que possamos dar esse passo com a certeza de que o público da etapa anterior já foi coberto. Para as crianças, este sábado marca o início do atendimento da faixa etária tanto para a aplicação da vacina da gripe quanto a do sarampo, e é muito importante a proteção dos pequenos contra as duas doenças”, diz o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Prado.
No Município do Rio, a população de crianças na faixa etária indicada é estimada em 353 mil. Para a campanha contra o sarampo, a vacina usada é a Tríplice viral, que será ofertada em dose adicional, independente da situação vacinal apresentada. As duas campanhas para o público infantil vão até o dia 3 de junho, mas quanto antes a vacina for aplicada, mais cedo os pequenos estarão protegidos contra as duas doenças.
A SMS-Rio orienta que os usuários compareçam às unidades de saúde, sempre que possível, em posse de um documento de identificação e da caderneta de vacinação.
Confira aqui o calendário completo da campanha de vacinação contra a gripe está disponível.
Foto: Prefeitura do Rio