PUBLICIDADE

filmes & séries

Maior Festival da América Latina apresenta, durante 10 dias, o melhor do cinema nacional e internacional, com mais de 200 filmes e várias homenagens 

Os apaixonados pela sétima arte estão em festa. Começou nesta quinta-feira (06/10), com ampla programação o Festival do Rio, que se estende até o dia 16 de outubro. Para a grande estreia, um dos pontos altos desta edição, a volta do Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro  que exibiu, com toda pompa “Império da Luz”, novo filme do “oscarizado” Sam Mendes.

O festival tem uma ampla programação que reúne mais de 200 títulos de filmes – entre internacionais e nacionais; curtas e longas -, além cine concertos e  debates,  espalhados por cinemas no centro da cidade, na zona sul e  Niterói. Este ano volta o Cinema na Praia, com exibição de filmes com censura livre e entrada franca, para toda família. Entre os filmes está “2 filhos de Francisco”, do diretor Breno Silveira, que faleceu este ano e será homenageado.

Na seleção, filmes nacionais e internacionais, clássicos, sessões para toda a família, terror, músicas e homenagens, os aclamados pela crítica, estrangeiros exibidos nos principais festivais do mundo, além dos concorrentes ao Troféu Redentor – que este ano também conta com novas categorias -, da Première Brasil, Midnight Movies e Prêmio Félix. Entre um filme e outro, no RioMarket, profissionais do audiovisual vão falar sobre as novas tendências do mercado.

“Império da Luz”

O Festival do Rio recebe em sua noite de abertura, no dia 6 de outubro, um filme que é uma homenagem ao cinema: “Império da Luz”, aguardado longa do premiado diretor Sam Mendes (“007: Operação Skyfall”, “1917” e ganhador do Oscar por “Beleza Americana”). Para os amantes da sétima arte, é um reencontro com o Festival no seu formato original, com mais de 200 filmes, e um retorno ao Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro – palco de exibições e noites de gala em diversas edições do evento.

“É muito simbólico, após anos tão difíceis para toda a indústria do audiovisual no Brasil, abrir o Festival do Rio com um filme que é uma homenagem, uma história que fala daquilo que nos move, do nosso amor pelo cinema”, comemora Ilda Santiago, diretora executiva de programação do Festival do Rio.

Ambientado em uma cidade costeira da Inglaterra durante os anos 1980, “Império da Luz” é uma potente história sobre as relações humanas e a magia do cinema. O elenco é estrelado por Olivia Colman (Oscar de Melhor Atriz em “A Favorita”), Colin Firth (Oscar de Melhor Ator em “O discurso do rei”), Toby Jones (indicado ao BAFTA Awards) e Michael Ward (indicado ao BAFTA Awards). O filme, que já é um forte candidato para o Oscar 2023, foi exibido em festivais internacionais, como o TIFF (Toronto International Film Festival).

“Império da Luz” marca o primeiro roteiro solo de Sam Mendes desde o seu indicado ao Oscar “1917”, de 2019, e tem previsão de estreia para 9 de dezembro de 2022, no exterior. Ainda não há data de lançamento no Brasil.

Foto: Divulgação