Estande instagramável da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) foi inaugurado no Posto 4 com a presença de autoridades e representantes do trade turístico do Estado.
Investindo na alta temporada de turistas, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ) e a TurisRio lançaram nesta quarta-feira (26) a 4ª edição do projeto #tônoRio, no Posto 4, em Copacabana. A estreia do estande instagramável, que serve como centro de informações turísticas para todas as regiões do estado, durante a alta temporada, foi conduzida pelo secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, na presença de autoridades, representantes dos municípios do interior, integrantes da cadeia produtiva do setor, além de empresários e artistas.
– O lançamento consolida a promoção das 12 regiões turísticas do estado em um espaço onde a gente implementa cada vez mais qualidade para os nossos visitantes, além do conforto para quem vai estar aqui promovendo os destinos do RJ. Aqui, os visitantes poderão conhecer até o início de maio todas as nossas regiões e os atrativos das cidades, além de curtir shows de artistas musicais em um dos mais emblemáticos pontos turísticos do Rio de Janeiro – explica o secretário Tutuca.
Quem visitar o espaço de 300 metros quadrados, montado entre as ruas Constante Ramos e Santa Clara, contará com o serviço de terça-feira a domingo, até o dia 4 de maio, um dia após o show da cantora Lady Gaga, nas areias de Copa. As cidades do interior participam da ação, 62 municípios já confirmaram presença, durante o período em que o estande estará disponível. O espaço também conta com uma programação especial de shows e atrações no segundo piso do estande, animando, de sexta-feira a domingo, os frequentadores da orla mais famosa do mundo.
Ação integrada “Não é não. Respeite a decisão!”
Em uma ação integrada, a Secretaria de Estado da Mulher também está presente na quarta edição do #tônoRio com o programa “Não é não. Respeite a decisão”. O decreto da iniciativa foi assinado pelo Governador Cláudio Castro, no último sábado (22), formalizando um protocolo que visa garantir segurança e respeito para mulheres, alinhando-se à lei federal 14.786/2023 contra a violência em locais de lazer.
A ação inclui recomendações que vão desde a iluminação adequada em estacionamentos e banheiros, divulgação de canais de ajuda para mulheres em situação de emergência, à forma como os seguranças devem abordar e agir em casos de agressão e importunação. Também é indicado apresentar à vítima o aplicativo Rede Mulher, que possibilita registros on-line na delegacia, entre outros serviços.
Guia Digital Experiência Rio
O conteúdo em formato de e-book destaca atrativos e informações essenciais para uma viagem pelos destinos das 12 regiões turísticas do estado. Durante o período do Carnaval, o conteúdo também estará disponível nos balcões de atendimento do estande #tônoRio. O público poderá acessar o material por meio de um QR code que também está disponível em hotéis, agências de viagem, bares e restaurantes e na Rodoviária do Rio, que já disponibiliza o material em espaços de mídias, no desembarque do terminal.
A iniciativa surge na esteira do crescimento do fluxo de turistas estrangeiros no Rio. Em 2024, o estado recebeu mais de 1,5 milhão de visitantes do exterior — um aumento de 26,8% em relação a 2023 e a mesma marca de 2014, ano da Copa do Mundo. Em janeiro de 2025, 1,4 milhão de turistas internacionais desembarcaram em solo brasileiro, sendo 240.151 visitantes no Rio de Janeiro, o que representa um aumento de 46% em relação ao mesmo período do ano passado.