“CAIO CANTA CAYMMI”
Foto: André Hawk
Caio Prado é uma das grandes vozes da música brasileira atual. Compositor amadrinhado e gravado por Elza Soares, interpretou ao lado de Alcione, no programa “Falas Negras” na TV, uma das suas emblemáticas músicas de cunho político, pelas quais é nacionalmente conhecido. Credenciais mais do que necessárias para quem se propõe a reinterpretar as canções do mestre Caymmi sob a ótica dos ritmos urbanos da atualidade, como amapiano e afrobeat.
Para Caio, a voz e o cantar da filha de Dorival – Nana Caymmi – foram decisivos na estética e paixão pela música. “A dama da canção” era colo íntimo para as dores de um jovem Caio buscando afetos e identidade. Essa relação íntima com a obra da família Caymmi agora pode ser celebrada por um artista embebido por esse sentimento terno.
Na mesma busca pelo pop que permeou a estética do seu terceiro álbum autoral – Caio em ti – se revela o caminho para reler essa obra clássica. Canções inspiradas em cantigas de pescadores e samba de roda que colocam o popular num lugar tão sagrado, merecendo todo respeito e cuidado ao serem trazidas para um ambiente de música urbana contemporânea.
“Caio Canta Caymmi” tem formação musical com samples e baixo elétrico de Dachuva, que assina a direção artística do projeto, somado as guitarras e violões de Elísio Freitas, que assina a direção musical do show; os percussionistas convidados para as performances são Marcos Suzano e Bernardo Aguiar.
A estreia do show será realizada no Blue Note Rio, casa de shows situada na praia de Copacabana, bairro onde Dorival viveu no Rio de Janeiro, imortalizado em estátua na orla, e onde Caio vive há 7 anos, também tendo profunda admiração.