PUBLICIDADE

saúde

Foto: divulgação

Por: Dr. Rodrigo Mauro

Agora, vou abordar um tema que vem sendo bastante discutido nos últimos tempos: qual a relação entre o intestino e a imunidade do corpo? O fato é que eles se apoiam e dependem um do outro. No intestino, temos a chamada microbiota intestinal (ou mais popularmente conhecida como flora intestinal), as chamadas bactérias boas, que estão presentes no intestino e são responsáveis por ajudarem em vários processos, como a digestão dos alimentos e o monitoramento da região para que, bactérias ruins não proliferam e causam doenças.

Quando algum agente infeccioso tenta se instalar no corpo, é o sistema imunológico que vai nos defender deste ataque, mas, quando o intestino está desregulado, o aparecimento de doenças inflamatórias pode ser mais intenso e frequente. Isto se justifica, pois, a microbiota intestinal pode impactar inclusive outros processos fisiológicos relacionados com humor, memória e concentração, por exemplo. Estudos comprovaram que essa microbiota está diretamente ligada com as respostas pró e anti-inflamatórias no intestino e por isso elas estão ligadas ao funcionamento do sistema imunológico. 

Manter o intestino saudável está ligado ao que é consumido diariamente. Alimentos saudáveis como vegetais, frutas, peixes, cereais e castanhas em geral, produzem ácidos e bactérias anti-inflamatórias. Podemos citar também a importância de ingerir os probióticos, encontrados em iogurtes e leites fermentados e garantir o consumo de pelo menos dois litros de água por dia. Na mesma direção, preciso ressaltar o que deve ser evitado como, produtos industrializados ricos em açúcares e substâncias que podem desregular as funções intestinais. E como saber se o intestino está doente ou desregulado? Algumas alterações sérias são facilmente perceptíveis, como:

  • Perda de sangue nas fezes
  • Prisão de ventre
  • Diarreia
  • Cansaço
  • Dores abdominais frequentes
  • Perda de peso abrupta

Fique atento aos sinais que o seu corpo apresenta. Estes sintomas, se não tratados pelo médico, podem desencadear doenças sérias e que comprometem outras funções fisiológicas. Cuide da sua saúde, buscando sempre manter hábitos saudáveis na sua rotina.