PUBLICIDADE

saúde

Foto: divulgação

Por: Dra. Mariana Kessel, médica dermatologista

Como sabemos, a pele é o maior órgão do corpo e, através dela, é possível identificar diversas doenças e alterações que podem estar acontecendo internamente no nosso organismo, principalmente quando se trata descontrole da rotina e hábitos alimentares ruins. Geralmente, a pele oleosa, é a que mais sofre os malefícios de uma alimentação desregulada, pois neste caso, as glândulas sebáceas são mais estimuladas a produzirem oleosidade, causando mais acne e desconforto.

Cada vez mais, aumenta a disponibilidade de alimentos ultraprocessados que são verdadeiros vilões que, na maioria dos casos, não tem quase ou nenhum nutriente ou vitamina, pelo contrário, têm mais substâncias nocivas para a pele e para o corpo em geral, do que qualquer outro benefício. Por isso, trouxe aqui uma lista destes alimentos que você deve evitar ao máximo o consumo, para equilibrar as funções do seu organismo, principalmente o intestino, buscando manter sua pele saudável.

  • Embutidos: Têm alto teor de sódio, gorduras saturadas e nitratos, que são substâncias que inflamam a pele, retém líquidos e intoxicam o organismo como um todo, promovendo outros danos como envelhecimento precoce e enfraquecimento dos cabelos e unhas.
  • Farinha branca: Alimentos que contém como base principal a farinha branca como pães, biscoitos e massas são nocivos, pois, esta substância atrapalha a ação de princípios ativos que ajudam a controlar a oleosidade e o seu alto índice glicêmico, também inflamam as glândulas sebáceas, produzindo mais acne.
  • Açúcar refinado: Presente nos doces, refrigerantes e em muitos alimentos industrializados, o açúcar aumenta os índices de insulina no sangue aumentando a produção dos hormônios andrógenos, que aumentam a oleosidade da pele.
  • Soja e derivados: O consumo excessivo, pode afetar a produção de hormônios femininos como o estrogênio, causando assim mais acne, principalmente em pessoas que já tem tendência ao problema.
  • Bebidas alcóolicas: O álcool pode afetar a absorção de zinco pelo organismo, que é um princípio ativo importantíssimo no combate à oleosidade de pele.

Por outro lado, quero também indicar neste artigo, algumas substâncias e alimentos que ajudam (e muito) a manter a pele com viço e saúde, como beber bastante água, para garantir a hidratação da pele, ingerir mais frutas cítricas, por serem ricas em vitamina C, sementes, por serem fonte poderosa de ômega 3 que tem poder anti-inflamatório e frutas vermelhas que são potentes agentes antioxidantes, auxiliando assim no combate ao envelhecimento precoce.

É plenamente possível ter a pele saudável através de alimentação balanceada e cuidados básicos na rotina. Busque adotar esses hábitos progressivamente, dia a dia e você verá o quanto a sua pele e o seu corpo como um todo irão aparentar mais saúde e vitalidade.

Esteja sempre em contato com o seu médico e, conte comigo!