PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Cotidiano

Rainha da Renascer de Jacarepaguá, Anny Santos e as musas da Sapucaí estão prontas para brilhar na folia

Por Claudia Mastrange

Anny Santos nasceu em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense, e desde a infância mora na Alemanha. Mas quando esquentam os tamborins… Ah, aí o sangue brasileiro fala mais alto e ela desembarca no Rio, com saltos, cristais, alegria e muito samba no pé. E este ano, não será diferente, ainda mais no Carnaval que está sendo proclamado para ser um dos melhores de todos os tempos, após dois anos de pandemia. “A expectativa é a de não perder nem um minuto deste Carnaval”, afirma a morena, que é influenciadora, atriz, empresária e fisioterapeuta.

No último dia 4 de abril, Anny assumiu o posto de rainha de bateria do G.R.E.S. Renascer de Jacarepaguá. A beldade recebeu a coroa e a faixa das mãos do seu mestre de bateria, Felipe D’Lélis e da baluarte mais conhecida da escola, tia Cici. Na ocasião, esteve presente o Vice-Presidente da Superliga Carnavalesca do Brasil, Helio José, mais conhecido como Julinho.

No ecoar da voz do intérprete oficial, Leonardo Bessa, ao som da bateria guerreira e de seus ritmistas, a rainha agradeceu a bela recepção e o carinho de todos da escola. Segundo ela, é uma honra e uma baita responsabilidade estar à frente de uma bateria tão querida e importante, para a comunidade. “Sempre vou agradecer ao presidente André Augusto, por me receber tão bem e a todos integrantes da escola que estiveram presente na minha coroação. Estou muito orgulhosa e feliz. Vamos com tudo!”, disse Anny.

Além da Renascer de Jacarepaguá, ela também vai brilhar nas escolas de samba Unidos da Ponte e Acadêmicos de Vigário Geral.

A vermelho e branco levará para o desfile, a reedição do enredo do carnaval 2007 – “Jacarepaguá, Fábrica de Sonhos”, que nesta releitura será desenvolvida pelos carnavalescos Alex Oliveira e Plínio Santos. A agremiação será a sétima escola a desfilar pela Série Prata,em 29 de abril, na Estrada Intendente Magalhães.

A Mais Rio de Janeiro bateu um papo com essa brasileira, que vive fora do país, mas é apaixonada por samba e carnaval e faz questão de sempre retornar ao seu país para desfilar alegria e muito samba no pé. Confira.

Você nasceu em Campos e mora desde criança na Alemanha… Como foi essa ida para o exterior?

Sim nasci e vivi até os meus 12 anos em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e sempre sonhei, desde que era criança, viajar e viver no exterior. Fui com o meu irmão mais velho para a Itália, onde vivi por 14 anos. Foi uma experiência inesquecível. Na Itália vivi  na região da Toscana, Firenze, Milão, onde me formei profissionalmente e trabalhei.

Como foi estruturar sua vida lá? A fisioterapia foi a primeira profissão? Fale um pouco de sua formação e suas áreas de interesse?

Como primeira profissão foi esteticista, enfermeira e hoje fisioterapeuta. Trabalho na área da saúde porque tenho interesse de ajudar quem precisa. Fisioterapia esportiva é a minha área.

Como percebeu sua ligação com as artes e como se tornou atriz? Gosta das novelas brasileiras? Tem propostas para atuar no Brasil?

Como atriz atuei como atriz de teatro, com a peça “Requebra Brasil”, que ficou em cartaz no Teatro Princesa Isabel, em 2018.  Amo as novelas brasileiras, mas ainda não recebi convite para atuar. Seria um prazer receber um convite para alguma produção brasileira.

Atualmente como se definiria, já que também é empresária e influencer? Em que atua mais fortemente no momento?

Atualmente vivo e estudo na Alemanha. Estudo Ciência da comunicação. Sou uma empresária no ramo de móveis planejados, influencer de atualidades, moda, cultura, animais e tudo que tem relação com a beleza e bem star.

Como hobby, tenho  a dança e, particularmente, o samba.

Como é sua ligação com o samba? Mesmo fora do país, sempre acompanhou os sambas e a movimentação das escolas que brilham no Carnaval?  O que mais te encanta?

O samba faz parte da minha cultura, tenho uma forte ligação com o ritmo, mesmo não tendo vindo de família que seja do samba. O que acho mais incrível é a energia, o calor humano, a vontade do povo de participar, de compartilhar com os outros esse nosso maravilhoso evento cultural, que é o Carnaval.

Tem uma escola de coração?

Amo várias escolas, mas a que toca meu coração é o Império Serrano.

Há quantos anos desfila no Carnaval do Rio? Qual expectativa para esse carnaval, depois da pandemia?

Desfilo há 5 anos e a minha expectativa para o Carnaval 2022, depois de dois anos sem a folia, é a de não perder nem um minuto  do carnaval. De aproveitar como não pudemos fazer antes.

Como é a sua preparação para o desfile, faz alguma dieta específica? Como é sua rotina de exercícios?

Me preparo com uma dieta à base de proteína natural. Não consumo alimentos industrializados.  E pratico exercícios para melhorar o fôlego, além de frequentar os ensaios, que é de fundamental importância para ter um contato próximo com os integrantes da escola e a comunidade. Também me preparo praticando dança clássica e fazendo alongamento para dar flexibilidade.

No dia do desfile, como se alimenta? Tem algum ritual?

O dia do desfile é de muito relax e tranquilidade. Descanso e tomo uma taça de Prosseco.

Conte um pouco sobre as escolas em que vai desfilar… O que pode nos revelar sobre suas fantasias?

Em 2022 fui convidada como musa na Vigário Geral, que vem trazendo o enredo”Pequena África”.  Venho também como musa na Unidos da Ponte, cujo  enredo fala da santa Dulce, e sou Rainha na Renascer de Jacarepaguá, que traz como enredo a “Fábrica dos Sonhos”. Minhas fantasias serão obviamente respeitando os enredos. Com Swarovski, cristais, faisões e outros detalhes lindos.

O que se fala no Brasil na Alemanha? Há uma ideia formada sobre nosso povo e nossa cultura?

Nossa cultura é muito admirada no mundo. Pelo acolhimento, simpatia, gentileza, calor humano e tudo o mais que essa mistura de etnias sabe oferecer.

Instagram: @annypellegrini

santosschneider401@gmail.com

Musas se preparam para brilhar na Sapucaí

Paolla Oliveira: tudo em cima para fazer bonito na Grande Rio (Foto: Reprodução)

Contagem regressiva para a Marquês de Sapucaí e o povão está como? Louco para ver as musas das Escolas de Samba arrasando na Passarela do Samba. As beldades capricham nos exercícios e cuidam da alimentação, tudo para entrarem impecáveis na avenida e ajudar sua escola a brilhar neste tão aguardado Carnaval.

Rainha da bateria da Grande Rio, Paolla Oliveira, sempre causa frisson por onde passa. No Sambódromo, não é diferente.  Recentemente, a amada de Diogo Nogueira surpreendeu ao afirmar que não tem nenhuma rotina especial para o Carnaval. Durante a festa de aniversário da promoter Carol Sampaio, no Rio de Janeiro, a atriz explicou ao site Yahoo!  que sua preparação é passar o dia nos Estúdios Globo, gravando.

“A preparação para o Carnaval é fazer novela. Só isso que tenho a dizer. Não existe maior preparação do que fazer essa novela, estamos desde fevereiro gravando todo dia. A preparação tem sido trabalhar muito e, quando tenho umas horinhas livres, dou um pulo na quadra”, contou a loira, que interpreta Pat, uma dublê, na nova novela das sete, “Cara e Coragem”.

Sempre presente aos ensaios da agremiação de Caxias, com modelitos que arrancam suspiros dos fãs e bombam nas redes sociais, a atriz tem se dividido entre a quadra da Grande Rio e o ritmo pesado de gravações. Sempre que possível,  acompanhada do namorado, Diogo Nogueira. “No Carnaval vai ser assim, sempre que der, estaremos juntinhos. O que eu conseguir fazer junto com o Diogo, farei”, elogiou. “Sou um pierrô apaixonado”, derreteu-se Diogo em outra ocasião.

Em 2022, o enredo da Grande Rio, que desfila no dia 23,  é “Fala Majeté, 7 chaves de Exu”, desenvolvido pelos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora. “Tá chegando o dia, meu povo! Boraaaaaa lá, Grande Rio”, convocou a Rainha, antes de ir para um dos ensaios.

Preparação física e samba no pé

Érika Januzza estreia como Rainha da bateria da Viradouro (Foto: Divulgação)

Érika Januzza está exultante com o desafio que vai encarar este ano na Sapucai: a atriz é a Rainha de bateria da Unidos do Viradouro, atual campeã do Carnaval carioca.  E ela não fez  por menos. Exala emoção a cada ensaio da vermelho e branco e  já manda muito bem no gingado , mas fez aulas de samba, sob o olhar de aprovação da sogra, Carol Nakamura, que é bailarina profissional

O preparo físico também tem exigido atenção especial.  Há cerca de um mês para sua estreia na Marquês de Sapucaí, ela comentou que , ao contrário da maioria dos mortais, gostaria sua meta era – pasmem – engordar. Queria ganhar 5kg, dos 10 estipulados como meta até o grande dia, 22 de abril, com o enredo “Não há Tristeza que possa suportar a Alegria” .

“Estou lutando para ganhar peso, mas está difícil. Parece que meu organismo se acostumou com o corpo mais sequinho assim. Tenho tido dificuldade de ganhar massa. Já ganhei 5kg de volta. Emagreci especificamente para a personagem de Verdades Secretas 2. Faço tudo com acompanhamento médico. Agora, estou comendo de tudo, que quero ganhar massa muscular. Mas faço tudo com saúde, que é o principal”, ponderou em entrevista.

Erika fez uma preparação física específica para viver a personagem Laila, na série global, E comentou que iria aproveitar o trabalho para iniciar os preparativos para o carnaval. Agora, chegou o momento de exibir o resultado. “Quero ganhar mais corpo e condicionamento físico para atravessar a Sapucaí com alegria, saúde e disposição”, contou a atriz. A hora é essa!

Princesa que explodiu para a fama

Professora de samba, Mayara bombou nas redes sociais e promete levantar a Sapucaí (Foto: Reprodução)

Mayara Lima, a princesa da Paraíso do Tuiuti viralizou nas redes sociais, sambando em sincronia com a bateria e ganhou fama nacional. Cria da comunidade, ela é professora de samba e, além de bombar no Instagram com a fama repentina, passou a dar aulas para a cantora Pocah.

Ela confessou ainda estar em choque com a proporção que sua performance em um ensaio técnico da escola tomou. “Como fingir costume com isso? Não tem como (risos). Fui dormir com 75 mil seguidores e acordei com famosos repostando o meu vídeo. Por isso, eu me emociono. Foram muitas coisas que eu enfrentei para chegar até aqui”, contou no “Encontro com Fátima Bernardes”.

“E vou me emocionar até me acostumar com isso (risos). Não estou preparada ainda, mas ‘vamos que vamos”, celebra Mayara, que é herdeira do samba. Neta de rainha de bateria, nascida e criada na comunidade Cidade de Deus (Rj), ela começou aos 10 anos no Aprendizes do Salgueiro. Em 2011, virou passista da escola e, no mesmo ano, foi para a Tuiuti,na qual ganhou status de musa e, agora, de princesa.

Exuberante e bastante vaidosa, Mayara sempre se cuidou muito e intensificou a rotina de malhação para fazer ainda mais bonito na Avenida. Afinal, todos os olhos vão estar voltados para a nova musa da folia. Ela adiantou um pouquinho sobre a fantasia que vai usar na Sapucaí: “É muito significativa. Venho endeusando as mulheres negras. Tem muito a ver com o enredo, comigo, com o que eu represento.”

A Paraíso do Tuiuti será a primeira escola a entrar na Avenida no sábado, 23 de abril com o enredo “ Ka ríba tí ÿe – Que Nossos Caminhos Se Abram “. Arrepia, Tuiuti!

Fotos: Helio Motta