Eterna pesquisadora, a psicóloga e paisagista Carla Pimentel mantém o foco na sustentabilidade e no comportamento humano
Humanidade e natureza. A simbiose que une as duas coisas encantam a psicóloga e paisagista Carla Pimentel. A sensibilidade aflorou muito cedo. Ainda criança, ela já tinha um grande envolvimento com a musicalidade, e o piano a encantava! Já no primeiro momento escolar- jardim de infância- os estudos de piano também se iniciaram e ela concluiu a formação em piano clássico, concomitante a muitos acontecimentos em sua vida: primeiro casamento, filhos e faculdade. Tudo acontecia em Belo Horizonte.
Aos 22 anos, Carla graduou-se em Psicologia, e todas as especializações, trabalhando com temas relacionados ao comportamento humano, através da abordagem sistêmica e da psicologia positiva. Paralelamente, em certo momento, dedicou-se muito à observação da natureza e aos sentimentos de bem estar que estes momentos lhe proporcionavam. E foi assim, movida por esta paixão pela natureza, que iniciou alguns estudos técnicos de paisagismo, botânica e design de jardins.
“Viajei muito, pesquisei, fiz vários cursos relacionados a estas áreas e adquiri conhecimento para seguir um novo caminho, que me envolvia profundamente e trazia um bem estar enorme para o meu dia a dia. Encontrei em mim uma felicidade quando estava inserida na natureza e uma alegria imensa com todos os meus insights de projetos de paisagismo, para cada diferente cliente, pessoa física ou corporativa: acabei inserida neste novo contexto de foco de trabalho, com empresa nesta área”, revela.
A partir daí, Carla passou a se considerar uma eterna pesquisadora. Fez sua primeira pós-graduação em Planejamento e Gestão Ambiental, na UNI-BH, o que lhe gerou grandes desafios ao projetar jardins funcionais e estéticos em áreas degradadas de mineração, tendo como clientes várias mineradoras e siderurgias de grande porte, instaladas em Minas Gerais.
A vida acadêmica seguia concomitante à vida profissional e pessoal de Carla, que decidiu fazer uma outra pós graduação, desta vez em Planejamento Ambiental Urbano – Urbanismo, pela PUC Minas. Com este novo curso de Urbanismo, ela percebeu haver uma visão complementar, distinta e ampla, entre estas duas pós-graduações.
“Neste momento já traçava planos para implementar projetos voltados para o sustentável, para o bem estar e para o equilíbrio ambiental, urbano e pessoal. Ainda não estava envolvida com os pilares da “Sustentabilidade” nesta época, mas já era nítida a minha preocupação em preservar a natureza e usar plantas nativas”, conta Carla.
Surpresas e desafios profissionais
Enfim, mais surpresas e desafios profissionais vieram após este momento acadêmico, pois ela foi convidada para exercer o cargo de Secretária de Urbanismo e Meio Ambiente da cidade de Itaúna(MG), sua terra natal. “Nunca pensei em trabalhar em área pública, pois minha empresa precisava de mim e eu teria que optar que durante alguns anos me dedicaria às necessidades da prefeitura, da cidade e do bem estar das pessoas que viviam ali. Contudo, o meu interesse pelo novo, por novos conhecimentos e desafios falou mais alto e aceitei o convite. Foi uma gestão de muita troca, aprendizado e novos projetos para a cidade”, afirma.
A empresa de Carla prosseguia com numerosos projetos em Minas e outros estados e, ao mesmo tempo, se fortalecia ainda mais sua paixão pelo meio ambiente e todo o ecossistema, avifauna, e pelos projetos funcionais e estéticos de paisagismo, que lhe davam ânimo para prosseguir e superar as dificuldades. “O foco era manter o meu pensamento sustentável”.
Tudo isso, com mais uma surpresa pelo caminho: um novo casamento a fez mudar de cidade. “Hoje estou morando no Rio de Janeiro e finalizando um Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade pela PUC- RIO, o primeiro no Brasil, e minha pesquisa agrupa os dois campos: Natureza e Psicologia, ambos conexos por tratar de saúde e bem-estar humano. Daqui a poucos meses me torno uma cientista em Sustentabilidade, e já tenho como meta o doutorado, onde terei tempo hábil para implementar o meu projeto e aplicar os resultados qualitativos e quantitativos desta pesquisa”, planeja.
Por toda a sua bagagem, Carla Pimentel foi convidada a escrever, na Mais Rio de Janeiro, quinzenalmente, um editorial sobre Sustentabilidade. “Meu objetivo será falar de Sustentabilidade e disponibilizar conteúdos, de uma maneira prática e de fácil entendimento, através de textos de autoria própria, artigos científicos e entrevistas com um público diverso, a fim de inspirar pessoas e empresas a praticarem o “eu sustentável”, e convidá-las a refletir como nossas atitudes causam impactos que afetam o planeta”, conta, Carla, lembrando que a Sustentabilidade começa dentro de cada um de nós. “O mundo precisa de nós, e nós precisamos do mundo”, finaliza.
Fotos: Divulgação