A Seleção Brasileira enfrenta o Peru, nesta segunda-feira (5), às 20h, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O duelo semifinal coloca a frente os finalistas da última Copa América, em 2019- Brasil foi campeão daquele ano. A seleção Canarinho busca seu décimo título na competição sul-americana. Já os peruanos, por sua vez, conquistaram duas vezes o torneio. Quem passar deste jogo encara o vencedor de Argentina x Colômbia na final, sábado, no Maracanã.
As duas seleções têm se enfrentado constantemente. Este será o décimo confronto desde 2015. Com Tite, o Brasil disputou seis partidas contra os peruanos, venceu cinco e perdeu uma (a única amistosa). Foram 18 gols marcados e só três sofridos. O retrospecto geral também é amplamente favorável para a seleção brasileira. Em quase 90 anos do confronto, foram 34 vitórias, nove empates e cinco derrotas.
Brasil
Com a expulsão de Gabriel Jesus na última partida, contra o Chile, a dúvida na seleção brasileira é sobre quem deve substituí-lo. A tendência é que Lucas Paquetá entre no lugar dele e Tite mantenha a base que venceu na última sexta-feira. O treinador deve manter a estrutura da equipe, com dois homens que ataquem o espaço na frente e outros dois de articulação. Alex Sandro não treinou nos últimos dias por conta de uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda e deve seguir fora.
O Brasil está invicto há 12 jogos e nunca perdeu para rivais sul-americanos em jogos oficiais com Tite no comando.
Provável Escalação: Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Richarlison, Neymar e Firmino. Técnico: Tite
Peru
O treinador da seleção peruana, Ricardo Gareca, tem um grande problema para essa partida, trata-se da ausência de André Carrillo, melhor jogador do time na competição e expulso no duelo diante do Paraguai, nas quartas de final. Gareca não tem um substituto com as mesmas características. Entre as principais opções estão Raziel Garcia e Wilder Cartagena.
Além disso, Gareca pode estar preparando uma surpresa para o Brasil. De acordo com a imprensa peruana, ele testou um esquema com linha de cinco na defesa e mudanças nas laterais. Neste caso, Lora e López entrariam nas vagas de Corzo e Trauco. E Araujo ocuparia, na zaga, o espaço deixado pelo meio-campista Peña.
Provável Escalação: Gallese; Lora (Corzo), Araujo, Callens, Abram e Marcos López (Trauco); Yotún, Tapia e Cueva; Raziel García (Wilder Cartagena) e Lapadula. Técnico: Ricardo Gareca
Arbitragem
Árbitro: Roberto Tobar, do Chile.
Auxiliares: Christian Schiemann e Claudio Rios, ambos do Chile.
Quarto árbitro: Alexis Herrera, da Venezuela.
VAR: Delis Lopez, do Paraguai.
Transmissão
A partida terá transmissão do SBT e da ESPN.