O Comitê Organizador de Tóquio afirmou, nesta segunda-feira (31), que já garantiu 80% da equipe médica necessária para as Olimpíadas e as Paralimpíadas. Inicialmente, os organizadores afirmaram que precisariam de 10 mil funcionários entre médicos, enfermeiros e fisioterapeutas, mas esse número foi reduzido para 7 mil.
Os organizadores já haviam anunciado que receberam quase o dobro de candidatos do que o número de vagas iniciais para médicos esportivos voluntários. Todos foram credenciados. Toshiaki Endo, vice-presidente do Comitê Organizador dos Jogos de Tóquio, afirma que o Comitê está trabalhando com associações de enfermeiros para mobilizar equipes e qualificar pessoas que não trabalham com frequência como enfermeiros.
Há uma preocupação de que as Olimpíadas não coloquem em risco o sistema de saúde japonês, pressionado por causa da pandemia do coronavírus. Apenas 2,4% da população japonesa tomou as duas doses da vacina. Por isso, há um temor no Japão de que os Jogos provoquem um surto de Covid-19.