PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Cotidiano

 

Deslocamentos no primeiro trimestre deste ano cresceram 38% na cidade, quando comparados a 2024
O uso de bicicletas compartilhadas cresceu 38% no Rio de Janeiro no primeiro trimestre de 2025, quando comparado ao ano anterior, segundo dados da Tembici, líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina. A alta reflete uma mudança no comportamento da população carioca, que tem recorrido cada vez mais à bike como solução prática para driblar o trânsito e ganhar tempo nos deslocamentos diários. O movimento reflete um cenário em que, segundo pesquisa da empresa, 73% dos moradores da região metropolitana do Rio passam mais de uma hora por dia no trânsito.
Assim, 71% dos cariocas utilizam a bike para driblar o trânsito e 52% afirmam economizar mais de uma hora por dia com o modal. A praticidade foi apontada como a principal motivação para essa escolha, mencionada por 51% dos entrevistados. “Os dados refletem como a micromobilidade é uma solução eficiente para otimizar os deslocamentos diários, trazendo benefícios tanto para a rotina das pessoas quanto para a mobilidade urbana da cidade”, destaca Thiago Boufelli, Diretor de Operações da Tembici.
Reflexo desse movimento está no volume de deslocamentos realizados com as bicicletas compartilhadas na cidade. Somente no primeiro trimestre de 2025, a empresa registrou mais de 15 milhões de quilômetros pedalados no Rio de Janeiro, reforçando a adesão crescente da população ao modal e o papel da bicicleta na mobilidade urbana carioca. A quilometragem também pode ser traduzida em 520 voltas ao redor do planeta e mostra como a bike está se consolidando no cotidiano cada vez mais atarefado da população carioca.


PUBLICIDADE