PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Cotidiano

Os melhores quitutes dos botecos, restaurantes e chefs do Rio têm encontro marcado no Degusta Tijuca, um festival de gastronomia e música, com entrada franca, onde 23 tendas vão apresentar uma coleção imperdível de sabores, com a trilha sonora ao vivo de bandas de jazz, bossa nova e black music.

A festa acontece até esta segunda-feira, feriado de 15 de novembro, em Arena Tijuca, uma área de 2.200m2 montada na Rua Uruguai, no trecho entre a Rua Conde de Bonfim e a Avenida Maracanã, que terá o trânsito parcialmente interrompido.

Na retomada em grande estilo dos eventos de rua, o time de expositores está conectado com a pluralidade da Tijuca e repleto de influências culinárias. Para os copos, estações de chopp da Eisenbahn, estande de vinhos, e bartenders preparando os drinques da consagrada cachaçaria fluminense 7 Engenhos.

Entre as opções de degustação, o chef Rafa Ramos, do programa Mestre do Sabor, marca presença com seus assados e defumados na churrasqueira estilo pit smoker, e o Unidos do Largo da Prainha faz sua estreia envolvendo petiscos da Casa Porto e do Bafo da Prainha, a sensação atual da região portuária que aporta em solo tijucano. Um luxo não acha?

A viagem do paladar conta ainda com os ceviches do Lima Cocina Peruana; os acarajés do Cheirinho de Dendê, da baiana Rosa Perdigão; e a comida brasileira de raiz do Caldo da Nêga, de Bárbara dos Santos. Os hambúrgueres suculentos ficam a cargo da HOB Hambugueria; a Wursteria vem com hot dogs artesanais e outras delícias; e o Espírito de Porco prepara seus sanduíches incríveis de porchetta a pururuca.

O Degusta Tijuca trouxe opções para todos os gostos, contará até com petiscos veganos. Sem falar no BUSteco, um ônibus de verdade que se transforma em Botequim.


No palco central, a programação de shows vai de MPB, jazz, black music e outras bossas, compondo ao vivo a trilha sonora dos sabores com artistas como as cantoras Thaís Motta e Fernanda Santana, e a banda Jet Samba Black.

A segunda edição do Degusta Tijuca é idealizada pelo restaurateur e produtor cultural Otto Grunewald, à frente do tradicional restaurante Otto, uma referência em eventos na região, com a curadoria do jornalista Pedro Landim, expert em gastronomia.

“Estamos inaugurando uma nova fase em que o evento Degusta passará a ser itinerante para visitar diversos bairros do Rio, da zona norte à sul, em parceria com os respectivos polos gastronômicos, contemplando os sabores de todas as regiões”, afirma Otto.

E o jornalista Pedro Landim, curador de gastronomia do evento, acrescenta: “Reunimos um time de sabores que se complementam, formando um cardápio abrangente e representativo do que podemos chamar de comida popular carioca. Há no público uma vontade legítima de voltar às ruas, espaços fundamentais para a revitalização da cidade, e o palco da Tijuca é maravilhoso, um celeiro de grandes sabores, histórias e personagens”.

Fotos: Divulgação