Neste dia do pintor, 18 de outubro, que tal saber um pouco mais sobre uma tinta que, muito além de proporcionar cobertura uniforme a uma superfície, tem propriedade inseticida? A Carbapaint 10, usada em mais de 100 países e em vários estados do Brasil, possui uma tecnologia inovadora que combate a vários tipos de insetos transmissores de enfermidades endêmicas, como o Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya; e o Anopheles, causador da malária.


A tinta está sendo utilizada em escolas de Duque de Caxias, no Rio
A tinta desenvolvida na Espanha pela cientista Maria Pilar Mateo Herrero tem em sua fórmula uma base aquosa que contém microcápsulas inseticidas do composto químico propoxur, em suspensão. Essa tecnologia de inseticida microencapsulado possibilita sua liberação lenta e gradual, após a aplicação na parede. Com isso o produto adquire uma alta taxa de permanência e toxicidade muito baixa. Ou seja, não oferece risco para pessoas de qualquer idade e nem para animais que circulem próximo às superfícies pintadas.
A aplicação da tinta é indicada para residências, escolas, hospitais, prédios públicos… Após a pintura, o tempo mínimo de secagem é de 8 horas, com ambiente ventilado e aberto. O efeito é imediato: horas depois já é possível observar insetos mortos no chão próximo à parede.
“A duração é de até dois anos, dependendo da proteção da parede ou superfície pintada, conforme comprovado em testes científicos. Após esse período, basta reaplicar a tinta”, explica Luiz Rolim, CEO da Inesfly Brasil, que comercializa a Carbapaint 10 no Brasil, desde a aprovação do produto pela Anvisa, em 2020.


O CEO da Inesfly Brasil Luiz Rolim: tecnologia inovadora
Brasil: onde mais está sendo usada a tinta inseticida?
A tecnologia já vem sendo utilizada em vários municípios e estados, em formato de projeto piloto, como em Jaboatão dos Guararapes e a Ilha de Fernando de Noronha, em Pernambuco. No Distrito Federal, em parceria com a secretaria de educação do GDF (Governo do Distrito Federal), DIVAL (Diretoria de Vigilância Ambiental e Saúde), PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal), Exército Brasileiro DF SMU, seguimentos da Administração Pública foram imunizadas, no mesmo formato de projeto piloto.
Podemos citar casas da PMB – Prefeitura Militar de Brasília, instituições públicas como o Centro de Ensino Fundamental 01 de Sobradinho, DASG – Divisão de Apoio e Serviços Gerais da Policia Civil do Distrito Federal e em outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.
Ainda em Jaboatão dos Guararapes (PE), dois prédios públicos foram escolhidos para a fase de testes no início de 2021: uma Unidade de Saúde da Família (USF) e uma escola da rede municipal. Logo nas primeiras horas em que o produto foi aplicado, o efeito foi constatado. No Rio de Janeiro, a pintura está sendo realizada em escolas municipais de Duque de Caxias e tambpem em no Município de Cajamar, SP.
A empresa está com outros projetos piloto em execução no estado de São Paulo, Goiás, Amazonas e Paraíba e Rio Grande do Sul. A ideia é colaborar, a nível nacional, com o controle destes vetores que transmitem enfermidades que causam a morte.
Fotos: Divulgação