O Dia Internacional da Mulher está sendo bastante comemorado no Rio, nesta terça-feira (08/03), com um conjunto de ações gratuitas voltadas para elas. Um dos destaques da programação, além da inauguração do painel Elza Soares, é o lançamento da campanha Março Mês da Mulher, no Museu de Arte do Rio (MAR), no Centro, que aconteceu às 8 h, com a presença do prefeito Eduardo Paes, da Secretária Joyce Trindade, da Secretariada Mulher e do Secretário de Cidadania, Renato Moura.
O evento acontece até às 18 horas,com foco na retomada econômica da cidade e na empregabilidade. No local acontece um feirão com mais de 300 vagas de trabalho, todas destinadas ao público feminino.
Outra atração foi organizada pela Secretaria Municipal do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida, que está levando 40 senhoras com mais de 60 anos ao Cristo Redentor, por meio do Projeto Mais Cidade.
A campanha Março Mês da Mulher é uma iniciativa da Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher em parceria com outros órgãos municipais. A feira de emprego, por exemplo, é em conjunto com a Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, que também oferece cursos de qualificação e está cadastrando currículos.
As secretarias de Cidadania, Conservação, Pessoa com Deficiência, Assistência Social e Meio Ambiente também participam, assim como o Procon Carioca e a van da Central 1746. A Secretaria da Juventude está com ações destinadas às jovens.
Homenagem a Elza
“Quero saudar todas as mulheres pelo seu dia. Teremos, no mês de março, uma série de encontros e eventos para discutir a equidade de gênero, um tema muito importante, que não podemos esquecer nunca. Ainda vivemos numa sociedade machista, em que a violência contra a mulher é muito presente. A Prefeitura tem muito orgulho de ter sido a primeira capital brasileira a ter uma secretaria da Mulher, com esse olhar carinhoso para a questão de gênero. Quero dizer para as mulheres: sigam na luta, inspirem-se no exemplo dessa mulher fantástica que foi Elza Soares!”, afirmou o prefeito Eduardo Paes, durante a inauguração de um mural em homenagem a cantora, pintado pela artista Rafa Mon.
A memória de Elza Soares, ícone na defesa dos direitos da mulher, foi celebrada também por sua neta, Vanessa Soares, que destacou ainda se ressentir da morte da cantora, ocorrida no dia 20 de janeiro. Ela frisou que a homenagem serve para perpetuar a luta da avó.
“Quero agradecer, mais uma vez, todo o carinho e respeito por minha avó. Este mural é uma obra linda e maravilhosa. Nós, mulheres, devemos ter a força de Elza, que continua presente conosco. Rainha, te amo!”, declarou a neta, bastante emocionada.
A programação no MAR será encerrada com roda de samba. Para entrar no evento é obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação.
Foto: Divulgação