O Festival do Rio começa sua segunda semana no mesmo pique do final de semana, com filmes para filmes para toda a família ao longo dos próximos sete dias. O festival acontece até o dia 16 de outubro, domingo.
A segunda, dia 10, já começa animada com o aguardado documentário Elis e Tom, de Roberto de Oliveira, com presença de convidados. Outro ponto alto do dia é a estreia de Johnny Massaro como diretor em Cozinha, filme que vai ter sessão recheada de famosos prestigiando. Eis alguns dos destaques desta segunda-feira para começar uma semana inspirada.
SEGUNDA: 10/10
Estação NET Gávea
19:15: Nossa Pátria Está Onde Somos Amados (Première Brasil Competição)
Sinopse: Nossa Pátria Está Onde Somos Amados é um documentário que vê a língua como diversas expressões e pátrias diferentes que as abrigam no português, através de alguns personagens: um xamã yanomami que foi a São Paulo para dizer o quanto percebe o português como uma ameaça; um rapaz que escala a torre de um relógio para pichar a frase do título; e o ativista Krenak que foi até a Rússia para encontrar os restos mortais de sua língua.
Direção: Felipe Hirsch
Classificação: Livre
20:45h: A Cozinha (Première Brasil – competição – Novos Rumos)
Sinopse: Na tentativa de superar a depressão, Miguel convida Rodrigo para jantar em sua casa após 15 anos sem contato. No dia do encontro, Letícia, ex de Miguel, aparece sem ser convidada. A atmosfera desagradável se intensifica quando Rodrigo chega acompanhado de Carla, sua noiva. Mas, à medida que o álcool entra em ação, a libido aumenta e a vergonha desaparece. É quando Letícia brinca sobre a sexualidade de Miguel, trazendo à tona uma antiga memória que redefine drasticamente a noite.
Direção: Johnny Massaro
Classificação: 16 anos
21:15h: EO (Panorama Cinema Mundial)
Sinopse: EO é uma fábula que mostra a Europa contemporânea pelos olhos de um burro cinza. Dotado de espírito curioso e olhar melancólico, ele vive como artista de circo antes de embarcar numa jornada incrível que passa pela Itália e pela Polônia. Seleção oficial do Festival de Cannes 2022.
Direção: Jerzy Skolimowski
Classificação: 14 anos
21:45h: Paloma (Première Brasil – competição)
Sinopse: Decidida a se casar na igreja, como manda a tradição, Paloma economiza para pagar a festa. No entanto, o padre se recusa a celebrar o matrimônio pelo fato de Paloma ser trans. E ela terá de encarar o obscurantismo dos vizinhos.
Direção: Marcelo Gomes
Classificação: 14 anos
Cine Odeon – Centro Cultural Luiz Severiano Ribeiro
19:30h: Elis e Tom: Só tinha de ser com você (Première Brasil – Retratos)
Sinopse: Elis & Tom – Só tinha de ser com você apresenta imagens da gravação do antológico álbum que juntou Elis Regina e Antonio Carlos Jobim, em 1974. O documentário gravado pelo produtor Roberto de Oliveira apresenta registros dos bastidores em Los Angeles (EUA), guardados desde então.
Direção: Roberto de Oliveira
Classificação: Livre
21:45: O Menu (Panorama Cinema Mundial)
Sinopse: Um jovem casal visita um restaurante exclusivo em uma ilha remota onde o aclamado chef prepara um delicioso menu e algumas surpresas chocantes.
Direção: Mark Mylod
Classificação: 16 anos
DEBATES:
13H30 – Perlimps, de Alê Abreu+ curta Peixes não se afogam (Anna Azevedo)
16h – Paterno, de Marcelo Lordello
Estação NET Botafogo
19h: Clube dos Anjos (Première Brasil – Hors Concours)
Sinopse: Um grupo de velhos amigos vê os laços de amizade restaurados em um nababesco banquete proporcionado por um cozinheiro misterioso. Porém, depois da noite mágica de gula e alegria, um deles amanhece morto.
Direção: Angelon Defanti
Classificação: 14 anos
Fotos: Divulgação