PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Cotidiano

Depois dos desfiles da Série Ouro e das primeiras escolas do Grupo especial, que desfilaram na sexta-feira (22/04), a Marquês de Sapucaí recebeu, no sábado (23/04), o segundo dia de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial. Seis agremiações passaram pelo Sambódromo: Paraíso do Tuiuti, Portela, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Tijuca, Grande Rio e Vila Isabel. Neste domingo (24/04) a Avenida foi ocupada pelas Escolas Mirins. Já no Terreirão do Samba, a programação de sábado começou às 19h e contou com atrações como Jorge Aragão, Vou pro Sereno, Delcio Luiz e Velha Guarda do Império Serrano.

Na Estrada Intendente Magalhães, na Zona Norte, os desfiles serão retomados na próxima sexta-feira (29/04), com as agremiações da Série Prata.

A Prefeitura do Rio montou um esquema operacional envolvendo diversos órgãos e secretarias nos locais de
eventos e em seus entornos. Confira neste boletim as ações realizadas.

ORDEM PÚBLICA E GUARDA MUNICIPAL

As ações de fiscalização e ordenamento feitas pela Secretaria de Ordem Pública (SEOP) e pela Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) no entorno do Sambódromo e na Intendente Magalhães no quarto dia de desfiles contaram com uma
prisão. Em quatro dias de fiscalização e patrulhamento já foram registradas quatro prisões e duas conduções para delegacia, após flagrantes de furto, roubo e desacato. Foram aplicadas 294 multas, após flagrantes de infrações de trânsito, e 31 veículos foram rebocados. Desde o início dos desfiles até sábado, dia 23, foram contabilizadas 1.547 multas de trânsito. O efetivo da GM-Rio também distribuiu 179 pulseirinhas de identificação para crianças. Desde o primeiro dia de desfiles, foram identificadas 568 crianças no entorno do Sambódromo. A ação faz parte de uma campanha de conscientização contra a exploração infantil, realizada em parceira com a Assistência Social e com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Também foram registradas 311 ações de apoio ou atendimento a turistas. Nos quatro dias de folia, o total de atendimentos do tipo foi de 423.

Equipes da Subsecretaria de Operações (SUBOP) e da Coordenadoria de Controle Urbano (CCU) removeram 86 ambulantes que não possuíam autorização para atuação no entorno do Sambódromo. Ao todo, 489 itens irregulares foram apreendidos, como bebidas, algumas em garrafas de vidro que possuem venda proibida no comércio ambulante, carrinhos e caixas de isopor.

Em quatro dias de operações nas imediações da Marquês de Sapucaí, 440 ambulantes já foram fiscalizados e mais de 853 itens irregulares foram apreendidos pelos agentes. As ações são realizadas em todos os pontos de acesso com foco no combate a desordem.

A SEOP e a GM-RIO atuam em operação especial para o carnaval 2022 no Sambódromo com mais de 500 agentes por dia, entre guardas municipais e agentes da ordem pública, que trabalham nos pontos de bloqueio montados pela
CET-Rio no entorno da passarela do samba. Além disso, os agentes auxiliam as escolas de samba no deslocamento dos carros alegóricos com foco na segurança viária e na diminuição de impactos no trânsito. Esta ação acontece tanto
na Sapucaí quanto na Intendente de Magalhães.

SAÚDE

No segundo dia dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) realizou, em seus postos médicos ao longo da Marquês de Sapucaí, 465 atendimentos. Desse total, 18 pacientes com quadros mais graves precisaram ser removidos para uma das 22 unidades de urgência e emergência que serviram de retaguarda. Nos quatro dias de desfiles (dois da Série Ouro e dois do Grupo Especial), os sete postos somaram 1.456 atendimentos e 65 transferências.

A SMS-Rio, por meio do Instituto Municipal de Vigilância Sanitária (IVISA-Rio), também atuou na fiscalização do
cumprimento das normas sanitárias, tanto na oferta de alimentos quanto de serviços e nas instalações, no Sambódromo, no Terreirão do Samba e no comércio ambulante do entorno. Nesta segunda noite do Grupo Especial, foram 84 inspeções com oito autos de infração emitidos. Considerando todos os quatro dias de evento, são um total de 312 vistorias e 33 multas aplicadas.

Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio