A Prefeitura do Rio anunciou, nesta quinta-feira (24/02), que o Sambódromo terá iluminação cenográfica definitiva a partir do Carnaval 2022. O anúncio foi feito pelo prefeito Eduardo Paes, ao lado dos presidentes da Riotur, Daniela Maia, e da Rioluz, Pierre Batista, durante visita à Avenida Marquês de Sapucaí, onde representantes das 12 escolas de samba do Grupo Especial testaram a pista do desfile, revitalizada pela Prefeitura, além da nova iluminação.
A nova iluminação cênica do Sambódromo é um investimento para a cultura da cidade. Além do Carnaval, os equipamentos poderão ser utilizados em outros eventos sediados na Marquês de Sapucaí. Estão sendo instalados 144 moving lights, 144 projetores led RGB, 288 projetores led, duas mesas de controle DMX, uma rede de controle, 24 quilômetros de fibra ótica e 14 câmeras de visualização para sala de controle.
“O Carnaval carioca vai acontecer, a partir do dia 20 de abril. E vai ser mais uma vez o maior espetáculo da Terra aqui na Marquês de Sapucaí. Estamos saindo da pandemia e as pessoas ainda devem tomar os cuidados básicos e respeitar as regras neste período até o Carnaval, mas o Sambódromo já estaria pronta para começar hoje”, afirmou o prefeito Eduardo Paes, que na chegada fez questão de cumprimentar todos os casais de mestre-sala e porta-bandeira, os passistas, e também ajudou a finalizar a pintura da pista da Sapucaí.
Em seguida, Paes falou sobre a reforma do Sambódromo, que ganhou áreas de escape em caso de incêndio e revitalização da pista de desfile.
“A reforma trouxe muito mais segurança para o público. Você tem hoje, por exemplo, rotas de escape de incêndio, entre outras coisas. Este ano teremos ainda uma iluminação cênica, toda diferente. O Sambódromo é um equipamento muito grande e muito antigo, que já passou por algumas reformas, mas tem sempre alguns ajustes a serem feitos.”
Os novos equipamentos de iluminação, avaliados em R$ 16 milhões, fazem parte do programa Luz Maravilha, Parceria Público-Privada (PPP) que vai modernizar todos os pontos de iluminação pública do município até dezembro de 2022.
“Instalamos 14 câmeras na sala de controle, que vão facilitar todo esse movimento dos projetores na hora do desfile. Esse novo sistema de iluminação vai ficar como um legado para todos os eventos que forem realizados aqui na Sapucaí. Não tenho dúvida que o Carnaval deste ano será mais bonito e mais marcante do que os anteriores”, disse o presidente da Rioluz, Pierre Batista.
No teste, cada escola foi representada por seu casal de mestre-sala e porta-bandeira, além de um casal de passistas. Os componentes percorreram um trecho da Avenida Marquês de Sapucaí, embalados pela bateria da Unidos do Viradouro, atual campeã do Carnaval, que levou cerca de 30 dos seus 300 ritmistas, sob o comando do Mestre Ciça.
Foto: Beth Santos/Prefeitura do Rio