Este é o último final de semana do Festival do Rio, mas ainda dá tempo de ver bons filmes. Para se despedir em grande estilo, o maior evento de cinema da América Latina preparou uma programação especial, que tem como ponto alto as premiações, que acontecem no domingo, dia 16, com toda pompa no Cine Odeon CCLSR. Artistas, produtores e diretores prometem marcar presença na torcida. O Festival segue a linha de apostar em produções do streaming e apresenta As Nadadoras, do Netflix.
No sábado o público teve a oportunidade única de assistir ao clássico Priscilla, a rainha do deserto, em versão remasterizada para o cinema e ainda com presença do diretor Stephan Elliott. O Cine Concerto reuniu a percussão de Lan Lanh e a guitarra elétrica de Armandinho Macedo. Os dois vão criaram, ao vivo, a trilha sonora durante a projeção de nove curtas-metragens animados.
Neste domingo, que tal um cineminha na praia, onde será exibida a sessão de cinema a céu aberto de Frozen 2 ?
Também no domingo – prepare o coração – a cerimônia de premiação traz novidades: a volta do Prêmio Félix e a inclusão de duas novas categorias do Troféu Redentor na Première Brasil: Melhor Direção de Arte e Melhor Direção Novos Rumos.
Confira os destaques do dia. A programação completa do Festival do Rio está disponível na Revista.
Domingo: 16/10
Praia de Copacabana : Frozen2
Cine Odeon CCLSR
Premiação
Prêmio Félix: Em 2022, o Festival do Rio vai realizar a 7ª edição do Prêmio Félix – que celebra os filmes de temática LGBTQIAP+ em toda a programação do evento. Os títulos serão avaliados por um júri especializado, que escolherá os vencedores nas categorias: Melhor Ficção, Melhor Documentário, Prêmio Especial do Júri e Prêmio Suzy Capó – Personalidades do Ano.
Troféu Redentor: Considerada uma das principais vitrines do cinema brasileiro, a Première Brasil vem contribuindo para catapultar a carreira de muitos títulos nacionais. Para este ano, foram selecionaodos 84 filmes e, desses 50 disputam o cobiçado Troféu Redentor.
A honraria máxima do Festival do Rio é concedida aos títulos escolhidos para as mostras Competitiva e Competitiva Novos Rumos. No primeiro grupo, os prêmios são divididos entre os formatos longa-metragem de ficção, longa-metragem documentário e curta-metragem. No segmento Novos Rumos, são entregues troféus para o melhor longa-metragem e o melhor curta-metragem. Cada concurso conta com um corpo específico e especializado de jurados ligados ao universo do audiovisual.
A partir deste ano, o Festival do Rio traz uma novidade importante – ou melhor, duas na disputa do cobiçado Troféu Redentor: serão premiadas Melhor Direção de Arte e Melhor Direção Novos Rumos, uma forma de reconhecimento e valorização da importância dessas categorias.
Destaque
KINOPLEX SÃO LUIZ I
ANDANÇA – OS ENCONTROS E AS MEMÓRIAS DE BETH CARVALHO
Horário: 18:45
SOBRE O FESTIVAL DO RIO
O Festival do Rio é o grande encontro do cinema da América Latina. Desde sua criação, em 1999, já foram exibidos 7 mil longas, incluindo obras recém-premiadas em Cannes, Berlim, Toronto, Veneza e outros. Formador de público mas também de mão de obra, o Festival do Rio capacitou milhares de profissionais. Anualmente o evento reúne, além de filmes exibidos nos mais importantes festivais mundiais, diversas mostras temáticas e sessões populares. Distribuídos em diferentes mostras, incluindo a competitiva Première Brasil, os filmes nacionais compõem parte fundamental do festival, que é a maior vitrine da produção brasileira.
O Festival do Rio tem apresentação e patrocínio master da Shell Brasil – Lei Federal de Incentivo à Cultura – e da Prefeitura do Rio de Janeiro – por meio da RioFilme, órgão que integra a SEGOVI (Secretaria Municipal de Governo e Integridade Pública). Também conta com o apoio da FUNARJ e apoio institucional da FIRJAN. O Festival do Rio é uma realização da Cinema do Rio.
Fotos: Divulgação