PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Cotidiano

A Ilha da Gigóia, que faz parte de um arquipélago de aproximadamente dez pequenas ilhas, é um recanto de paz e tranquilidade localizada no Rio de Janeiro. Basta uma travessia de dois minutos de balsa saindo da Barra da Tijuca e parece que você chegou em outro mundo: sem carros, sem trânsito, sem barulho – exceto o de música ao vivo, que toma conta dos barzinhos aos finais de semana.

Apesar de pequena, a ilha , considerada o’Pantanal carioca’ é repleta de boas opções gastronômicas e tem até pousadas para quem quiser passar a noite. Para os amantes da natureza, passeios de barco partem regularmente explorando o “Pantanal carioca”, com direito a observação de pássaros e jacarés. Um passeio imperdível, para toda a família.                                               

É impressionante como a Barra da Tijuca consegue resguardar tão bem uma pequena ilha caiçara. Com um visual inusitado, a Gigóia compõe parte do arquipélago da Lagoa de Marapendi e, por essa razão, é acessada somente de barco. Casinhas de madeira no estilo palafita, pousadas e restaurantes pairam acima da Lagoa da Tijuca. Uma das belezas da Ilha é depois de um farto almoço com frutos do mar à mesa, esperar até o pôr do sol para apreciar o visual antes de voltar para casa.

Com cerca de 3 mil habitantes, a ilha é considerada muito segura e tem um clima bem natural e tranqüilo, que lembra a Ilha de Paquetá, só que menor e com uma concentração maior de opções gastronômicas e culturais. Para quem quer ver um outro lado do Rio de Janeiro, a Ilha da Gigóia é um bom lugar para se conhecer.

Travessia marítima e muitas opções

A ilha é acessível apenas por meio marítimo. O primeiro passo é chegar ao ancoradouro de balsas que fica na Avenida Armando Lombardi, na altura do número 350. Tem como pegar um Táxi, Uber ou usar o BRT ou metrô, descendo na estação Jardim Oceânico. No ancoradouro, você pode optar por transporte até um restaurante específico ou apenas até o deck da Ilha da Gigóia. As travessias acontecem todos os dias e custam cerca de R$ 5.

Uma referência e um dos bares mais frequentados da Ilha da Gigóia, o Bar Caiçara fica na orla da ilha e tem uma bela vista para a Lagoa da Tijuca. Com shows e atrações musicais ao vivo e sempre com muita diversão, o Caiçara é um ponto de encontro para todos os visitantes. O local conta ainda com alguns dos melhores petiscos de toda a ilha.

Para quem deseja pernoitar na Ilha da Gigóia ou em seus arredores, pode ser uma ótima experiência, já que o local conta com diversas pousadas confortáveis e um excelente serviço. Beach House Ilha da Gigóia, Pousadinha da Barra, Pousada Barra Eco Boutique, Casanova Residence e Hostel Casa do Mundo, são algumas opções para passar o dia na ilha.

É natural pensar em Barra da Tijuca e automaticamente se lembrar das praias e shoppings, mas a Ilha da Gigóia é um dos lugares mais agradáveis do Rio. É um local reservado, porém é uma boa opção para os cariocas que desejam visitar e explorar um lugar diferente no Rio de Janeiro.

Fotos: Reprodução