PUBLICIDADE

cotidiano

Capital da Paraíba é o destino perfeito para quem ama história, sol, mar e natureza

Por Claudia Mastrange

A capital da Paraíba é uma das mais antigas do país, de 1585, e tem praias que seguem o alto padrão de beleza nordestino, para todos os públicos (incluindo a primeira praia nudista do Brasil), piscinas naturais, um clima quente praticamente o ano todo e ruas cheias de história, marcadas pela arquitetura do período colonial: há muito mais o que fazer em João Pessoa do que você imagina!

Além de um centro histórico para lá de charmoso, com muitas opções de passeios culturais, lindas praias e ótimas áreas de convivência, João Pessoa é bem estruturada, a cidade possui uma grande diversidade de restaurantes, locais de compra bem equipados e excelentes hotéis e pousadas.  A cidade conquista todos os tipos de viajantes. Aproveite a capital paraibana da melhor maneira possível, desde as suas praias até o centro histórico tombado como patrimônio nacional.

Veja algumas dicas sobre esta capital repleta de verde, conhecida também como “Porta do Sol”, e um dos destinos mais procurados do Nordeste brasileiro. Além disso, a sua localização facilita os deslocamentos para quem já vai visitar Natal ou Recife.

Igreja de São Francisco

Um dos santuários mais bonitos da cidade, a Igreja de São Francisco possui uma arquitetura belíssima, tanto no seu interior, quanto no seu exterior.

Além de apreciar a construção, também é possível conhecer muito sobre a história da cidade na visita à paróquia.

Centro Cultural São Francisco

Localizado no complexo em que a paróquia de São Francisco fica situada, o espaço reúne arte, história e religiosidade, com acervo de arte sacra, galeria da pedra, e uma biblioteca com muitos títulos interessantes.

Estação Cabo Branco

É um centro cultural que divulga ciência e tecnologia, além de cultura e arte. O prédio é lindo e muito moderno, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Mercado de Artesanato Paraibano

Localizado em um grande prédio com uma arquitetura tipicamente colonial, este mercado é um dos pontos turísticos mais clássicos da capital paraibana.

O espaço conta com mais de 100 lojas, distribuídas em dois pavimentos diferentes. Os produtos vendidos são bem diferenciados, e a maioria possui um excelente preço. Além disso, o mercado é aconchegante, o que faz os visitantes desejarem passar o dia inteiro lá dentro.

Mangabeira Shopping

Outra opção para quem deseja fazer compras na capital paraibana é ir até o Mangabeira Shopping. Este espaço é bem confortável e possui uma série de lojas, além de cinema e outras atividades.

Espaço Cultural José Lins do Rego

Este espaço é muito amplo e recebe diversas exposições ao longo do ano, há ainda diversos ambientes, inclusive um teatro e uma biblioteca.

Fundação Casa de José América

Quem conhece a obra do talentoso escritor José Américo irá adorar visitar a fundação dedicada a ele. Quem ainda desconhece deve ir para descobrir mais sobre um dos mais maravilhosos artistas paraibanos. Na Fundação, os visitantes irão encontrar uma série de documentos e outros artefatos que relembram a vida de José Américo.

Ponta do Seixas

Um dos cantinhos mais preservados da cidade, é o local de onde se pode ver o nascer do sol antes de qualquer outra pessoa no continente. Mas, assim como em quase todas as demais praias da cidade, já por volta do meio da tarde a sombra chega à orla.

A Ponta do Seixas tem a maior parte de seu litoral ainda intocado e completamente selvagem, apesar de contar com uma vista dos grandes prédios no outro extremo do horizonte. Porém, há uma parte que conta com restaurantes e quiosques para todos os gostos e bolsos.

Praia do Cabo Branco

A Praia do Cabo Branco é uma praia urbana em João Pessoa. A mais central da cidade e também considerada um dos melhores destinos, é muito bem servida de transporte público e tem uma estrutura de ares e restaurantes bem organizada.

De areia fina e dourada e mar levemente agitado, de águas cristalinas, a Praia do Cabo Branco é ótima para banho e para esportes náuticos. A natureza é bem preservada, com coqueiros e árvores, além de falésias. Na alta temporada, é muito procurada pelos turistas, sobretudo por jovens, que aproveitam para praticar esportes na areia.

Praia de Tambaú

Durante o dia a praia fica lotada e à noite com shows nos quiosques, bares e lojas de artesanatos. É nesta praia que fica o clássico letreiro da cidade, ideal para tirar aquelas famosas fotos. É nela também que tem saída para as Piscinas Naturais de Picãozinho

Praia de Manaíra

A Praia de Manaíra embora seja cercada de muitas áreas comerciais é a mais tranquila de todas, tem um ar mais residencial, embora tenha um shopping na orla.  É ideal para quem busca um lugar mais tranquilo para ler um livro e descansar em uma região mais central. Além disso, tem uma orla muito gostosa para andar ou praticar exercícios.

Como chegar a João Pessoa

O Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto fica no município de Bayeux (a 14 km do Centro de João Pessoa e a 25 km da orla) e recebe voos das principais capitais brasileiras – em geral as pessoas saem de lá de táxi. A rodoviária fica perto do Centro e, logo em frente, há um terminal de ônibus urbano, com linhas para toda a cidade. Para quem viaja de carro, a BR-101 é o melhor caminho – duplicada desde Pernambuco, ao sul, e desde Natal, ao norte. Do interior, a BR-230, duplicada desde Campina Grande, leva à capital.

Como circular

É fácil se deslocar na cidade. As principais atrações (a orla e o Centro Histórico) são ligadas pela Avenida Epitácio Pessoa. Para as praias mais distantes, como Tambaba e Coqueirinho, ao sul, pegue a PB-008 — asfaltada até Tambaba. Ao norte, a BR-230 vai até o município de Cabedelo. Para as praias mais ao norte do estado, como a Barra de Mamanguape, é preciso pegar a BR-101.

Fotos: Reprodução