PUBLICIDADE

filmes & séries

Longa-Metragem MULHERES EM AUSCHWITZ 

Escritas de Resistência , dirigido por REGINA MIRANDA E PATRICIA NIEDERMEIER terá pré-estreia na abertura do Festival Ecrã na mostra Sessão Especial dia 27 no Estação Botafogo às 20 horas

O Longa “Mulheres em Auschwitz-escritas de Resistência”  dirigido por Regina Miranda e Patricia Niedermeier,  terá première na abertura do Festival Ecrã na mostra Sessão Especial dia 27 no Estação Botafogo às 20h.

 Nos inúmeros depoimentos sobre situações vividas por prisioneiros nos campos de concentração nazistas, as experiências narradas por mulheres foram ignoradas ou menosprezadas por décadas. Neste longa, as memórias de mulheres, que fizeram da escrita sua estratégia de sobrevivência, são revisitadas e se tornam caminho de encarnação e reflexão sobre experiências de horror, que jamais devem ser esquecidas.

“Em tempos de regimes autoritários facistas, achamos importante falar sobre direitos humanos e dar voz a essas grandes escritoras apagadas por tanto tempo.” Declara Patricia. 

Foto: Divulgação

 

Sinopse: Uma mulher, interpretada por Patrícia N. encontra e revisita textos e objetos de mulheres que viveram os horrores do Holocausto e reinventa essas memórias em seu próprio corpo.

 

 INFORMAÇÕES:

NOME DO FILME: MULHERES EM AUSCHWITZ – escritas de Resistência

ANO: 2023

TEMPO: 70 MINUTOS

FICHA TÉCNICA

 

DIREÇÃO: REGINA MIRANDA E PATRICIA NIEDERMEIER

ROTEIRO: REGINA MIRANDA

PRODUÇÃO EXECUTIVA: CAVI BORGES

ATUAÇÃO: PATRICIA NIEDERMEIER

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: FABRICIO MOTA

SOUND DESIGNER: BERNARDO GEBARA

 

SESSÃO ESPECIAL 

Com curadoria do realizador, produtor e entusiasta da cultura cinéfila carioca Cavi Borges, esta sessão dupla traz três filmes em caráter de estreia em terras cariocas. Mulheres em Auschwitz dirigido pela coreógrafa Regina Miranda e pela atriz Patricia Niedermeier, Ruínas de Navarone dirigido por Marcela Tamm e Inventário de Imagens Perdidas, novo filme do realizador paulistano Gustavo Galvão, exibido em grandes festivais ao redor do mundo e faz sua estreia no Rio no Festival ECRÃ.

SESSÃO ESPECIAL programação 

INVENTÁRIO DE IMAGENS PERDIDAS| idem | Gustavo Galvão | Brasil | 2023 | 77 min.

MULHERES EM AUSCHWITZ | idem | Patrícia Niedermeier e Regina Miranda | Brasil | 2023| 70 min.

RUÍNAS DE NAVARONE  | idem | Marcela Tamm | Brasil | 2023 | 9 min.

Bio diretoras

Regina Miranda é coreógrafa, dramaturga, diretora de teatro e cinema. Criou mais de 30 espetáculos para palcos tradicionais e cerca de 40 instalações coreográficas para espaços não convencionais. Entre as últimas, a “Divina Comédia”, que ocupou integralmente o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, tornando-se um marco no cenário das artes cênicas cariocas. Entre as criações mais recentes estão: Naitsu (2018), Romola & Nijinsky (2019) e Olhos da Pele/Prêmio APTR 2023/Direção de Movimento.

Em 2019, sentiu-se atraída por trabalhar no cinema e, desde então, escreveu e dirigiu cinco curtas-metragens – Vislumbres: Clarice e Maria; Vertigem; Relógio de Água; Arranjos Afetivos; e Reclusa. Também escreveu e co-dirigiu com Patricia Niedermeier o longa-metragem “Mulheres em Auschwitz: Escritos de Resistência”, que estreou em 08/2023 com excelentes críticas. 

Entre 2000 e 2019, Regina morou no Rio e em Nova York. Em NY, foi Diretora de Arte & Cultura do Laban/Bartenieff Institute, LIMS, criou diversas performances apresentadas em galerias e destaca a performance imersiva de larga escala “Inside the Wild Heart”, sobre a obra de Clarice Lispector, com o Grupo DotBR. No Rio, dirige a Cia. Regina Miranda & Atores Bailarinos, o LABAN Rio, foi a diretora fundadora do Centro Coreográfico, onde inspirou gerações de artistas da cena com seu projeto “Ateliê Coreográfico”. O livro “Corpo-Espaço: Aspectos de uma geofilosofia do corpo em movimento” (2008) reflete sua principal contribuição teórica ao campo Lacaniano.

Patricia Niedermeier

Atriz, bailarina, diretora e performer.

Graduada na faculdade Angel Vianna, em dança. Integrou as companhias de Dança Márcia Rubin,  e Frederico Paredes e integra a Cia Atores e Bailarinos do Rio de Janeiro, dirigida por Regina Miranda, desde 2001, pela qual participou de diversos festivais internacionais e nacionais. Em parceria com Regina Miranda criou diversas performances apresentadas em galerias de arte em NY, SF, Omãn, Dusseldorf etc…

Trabalhou com diversos diretores de cinema e teatro como Antônio Abujamra, Rubens Corrêa, Gerald Thomas, Jefferson Miranda e Antônio Carvalho, dentre outros. Dirigiu, em parceria com Cavi Borges, longas metragens, curtas e videoartes.

Dirigiu e atuou, junto com Cavi Borges nos filmes “Salto no Vazio”, “O cinema é minha vida” e “Reviver”, que ganhou o Prêmio de melhor roteiro no Festival Guarnicê de Cinema-MA.

Atuou ainda como protagonista nos longas: “Filme Francês” e “Fado tropical”, de Cavi Borges, “Orlando”, de Alexandre Rudah, “Estamos vivos”, de Filipe Codeço, “Guerra do Paraguai”, “Dois casamentos” e  “Os príncipes” todos com direção de Luiz Rosemberg Filho, tendo recebido o prêmio de melhor atriz no Cine PE 2018, pelo “Os Príncipes”.

Atuou também na minissérie “Giga”, de Taciano Valério e o longa ” Espumas ao vento”. Em 2023 Patricia Niedermeier voltou a direção junto com Cavi Borges no longa “Não Sei Quantas  Almas Tenho”.   

” Mulheres em Auschwitz-escritas de Resistência” de Regina Miranda e “Ensaios sobre Yves” tem estreia prevista para 2024.