PUBLICIDADE

Estado / Rio de Janeiro

Livro conta a experiência da escritora Luciane Mello, que foi conselheira tutelar por dois mandados em Niterói.

De origem humilde, Luciane Mello nasceu no bairro da Engenhoca, região Norte de Niterói. O seu temperamento revolucionário começou a aparecer cedo. Eu queria muito saber como poderia modificaro meu destino. Não foi fácil para mim, tinha muitas dúvidas internas e baixa autoestima. Para isso eu teria que estar disposta a ouvir e a me esforçar.”,lembra. Foi na escola estadual Mullulo da Veiga, onde estudava, que começou a perceber a importância de saber escutar. “Eu gostava de ser ouvinte, de doar meu tempo para de alguma forma ver meus amigos se esvaziarem dos seus problemas. Prestava atenção nas diversas situações que poderiam ter se passado comigo também.”, conta emocionada.

Já na adolescência, enquanto vários jovens com a mesma idade estavam se divertindo, a preocupação maior de Luciane era procurar alguma forma de ser útil para famílias que perdiam seus filhos para o mundo das drogas. “Não só os jovens tinham problemas com o vício,muitas famílias passavam fome porque o chefe torrava todo o seu pagamento comprando drogas.Era surreal a realidade de muitos lares.”, narra a autora em um trecho do livro Conselheira por Amor, lançado no último dia 16 de novembro, na Câmara dos Vereadores de Niterói. A obra é baseada em passagens marcantes da vida da ex- conselheira, como o momento que viu um adolescente que assistia na igreja metodista, morto pelo tráfico. Eu perdi o chão, vendo as outras pessoas e familiares desesperados, eu não soube o que fazer.Um amigo me pegou, me colocou na garupa da sua moto e me levou para casa. Não tinha condições de ficar ali.”, conta.

Luciane começou a traçar seu caminho para ser conselheira tutelar, depois de muitas experiências em sua comunidade e de superar um câncer. A obra percorre cada superação na vida pessoal e profissional da autora até chegar ao empoderamento feminino.

O livro também dá dicas todas sobre todas as etapas necessárias para quem deseja ser conselheiro tutelar e como é dia a dia da função. No meu plantão aparecia de tudo! Desde um processo administrativo como um Pedido de segunda via de documentos, até denúncias de violência domésticas e estupros .”, diz. O livro é uma produção independente e pode ser adquirido através do telefone (21) 99162-3296.

Fotos: Divulgação