O clima de Miguel Pereira é considerado um dos melhores do mundo, por ter suas temperaturas médias constantes e chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Se você precisa de tranquilidade, certamente vai amar conhecer a cidade. Os viajantes que amam natureza, atmosfera de interior e passeios bucólicos vão se apaixonar por esse destino.
Localizado a 117 km da capital do Rio de Janeiro, na região centro-sul, dentre as pequenas cidades rurais do Vale do Café, Miguel Pereira chama atenção por sua vocação peculiar aromática de bem estar e também fica bem perto das cidades de Vassouras e Paty de Alferes, ou seja, o visitante poderá fazer um bate-volta e conhecer a região vizinha.
O Rio de Janeiro é o segundo maior produtor de flores do país. E é em Miguel Pereira que fica um dos únicos polos de produção que conserva segredos e tradições antigas. São mais de 15 floricultores que mantêm o perfil de agricultura familiar. Há famílias que cultivam flores há mais de 50 anos. Miguel Pereira chegou a ser chamada de Cidade das Rosas. De fato, as flores amam o clima de lá.
Muitos hotéis fazenda e pousadas estão espalhados pela cidade, mas, se você está no Rio, ainda tem outra vantagem! Miguel Pereira fica bem pertinho do Rio de Janeiro, fazendo do local uma ótima escolha para um passeio rápido. Se você subir a Serra direto para Miguel Pereira, basta pegar a saída 205 da Dutra, antes do pedágio, e entrar no Arco Metropolitano.
A cidade tem hoje uma forte cultura de esportes aeróbicos como o ciclismo, o vôlei, as caminhadas e corridas. Um atrativo de valor histórico é muito utilizado em turismo de aventura: o belíssimo Viaduto Engenheiro Paulo de Frontin, único em curva no mundo, feito pela mesma empresa de engenharia belga que construiu a Torre Eiffel. Tudo isso para fazer você abrir os pulmões com força e matar a fome de sua alma de alegria, beleza e vida.
E ainda, seu nome homenageia um estudioso do ar, o médico e professor Miguel Pereira, que antes da descoberta dos antibióticos, provou por empirismo que o ar da região era decisivo na cura de doenças do pulmão. O que hoje o mundo comprova, décadas depois, prescrevendo banhos de floresta, caminhadas na natureza e muito mais.
LAGOA JAVARI
Visite a bela Lagoa Javari ou Lago Javary. Lugar bacana para umas fotos, passeio de charrete e espaços para uma cerveja ou um refrigerante para refrescar.
MIRANTE DA SERRA
Antes mesmo de chegar à cidade, ainda na subida da serra, faça uma parada no Mirante da Serra. Fica em um recuo no canto direito da estrada e detém um pequeno coreto.
MUSEU FERROVIÁRIO
Localizado na estação Governador Portela, o museu reúne um acervo com fotografias e objetos da estrada de ferro.
IGREJA MATRIZ SANTO ANTÔNIO DA ESTIVA
A Igreja Nova Matriz ou Igreja Matriz Santo Antônio da Estiva fica localizada numa pracinha agradabilíssima no centro de Miguel Pereira.
PONTE FÉRREA ENGENHEIRO PAULO DE FRONTIN
Afastado do centro da cidade aproximadamente 5km, o viaduto Paulo de Frontin é considerado a única ponte férrea em curva do mundo e que forma um grande arco sobre o Rio Santana.
QUAL A MELHOR ÉPOCA DO ANO PARA IR ?
O melhor momento para conhecer Miguel Pereira é entre abril e setembro. Nesses meses, as temperaturas estão mais altas, então você poderá aproveitar melhor os rios, cachoeiras e lagos. Porém, é possível viajar durante o restante do ano e passear tranquilamente pela cidade.
Fotos: Prefeitura de Miguel pereira /Reprodução