PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Cotidiano

O Galpão das Artes da Comurb abre suas portas nesta sexta-feira (20/05) e na segunda-feira (23/05), às 10h, para sua primeira oficina presencial, ensinando como aproveitar os restos de fantasias do Carnaval. A artesã que conduzirá a oficina é Lina de Melo, que desenvolve artesanato sustentável. As duas turmas são gratuitas, e o material usado foi coletado pela Comlurb na dispersão da Marquês de Sapucaí no último desfile no Sambódromo. Não é necessário inscrição, basta chegar no dia e horário. A artesã pede apenas que os interessados levem tesoura e cola branca.

Os alunos terão a oportunidade de aprender e memorizar por meio da prática, os 5Rs da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Lina vai mostrar como transformar os restos de fantasias em peças decorativas ou utilitárias, que serão reunidas e apresentadas em uma exposição na Galeria 2, com inauguração prevista para a semana do meio ambiente, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho.

Lina esteve pela primeira vez no Galpão como artesã voluntária em 2019, realizando a oficina de reaproveitamento de banners na transformação em sacolas para serem distribuídas aos foliões do Bloco Vagalume O Verde. Aproximadamente 200 bolsas foram confeccionadas e entregues dentro do tema “Folião Cidadão Não Joga Lixo no Chão”.

O Galpão das Artes fica na Avenida Padre Leonel Franca s/n, Gávea, embaixo do viaduto da Lagoa-Barra, em frente ao Planetário do Rio.

Foto: Divulgação