PUBLICIDADE

saúde

Foto: divulgação

Por: Dra. Mariana Kessel, médica dermatologista 

O homem possui normalmente uma secreção sebácea superior àquela apresentada na mulher, o que caracteriza uma pele com maior tendência a oleosidade, poros mais visíveis e dilatados, dermatite seborreica e acne. Além das características intrínsecas da pele, uma maior atenção deve ser dada aos pelos do rosto, a barba.

Com maior ou menor concentração a barba funciona como uma barreira física contra a agressão da pele e, sendo removida ou não, requer cuidados específicos.

Aos que desejam manter a barba maior é necessário a atenção com a higiene apropriada. Já paramos para pensar que lavamos as mãos várias vezes ao dia, mas que a barba está lá… as mãos vão a face e carreiam bactérias e fungos, impurezas do ar ou aspergidas também podem se concentrar nesta região, causando dermatites, infecções, ainda com o uso frequente de máscaras. Para higiene adequada produtos específicos, como os xampus para a região, balms e hidratantes são indicados.  Sabonetes comuns podem ressecar demais os fios, sugerindo uma hidratação após e, levando em consideração a maior secreção sebácea da face, é importante manter controlada a oleosidade.

A remoção da barba também requer cuidado. O momento ideal é após o banho, com a pele limpa e úmida, um bom produto pré barba que diminua o atrito do barbeador com a pele. Após a remoção dos pelos produtos calmantes específicos que contenham alfa bisabolol, aloe vera associados a anti sépticos livres de álcool devem ser aplicados. 

Alguns procedimentos estéticos têm sido realizados para o tratamento e conservação da barba; desde laser de baixa potência para auxiliar o combate a dermatite seborreica até mesmo transplante de fios. Homens que sofrem com a rarefação dos pelos na região da face devem procurar auxílio dermatológico; existem produtos e procedimentos em clínicas que podem trazer bons resultados, melhorando a autoestima desses indivíduos. O transplante de pelos fio a fio já é uma técnica utilizada para tratar os casos onde a perda de pelos é mais pronunciada ou irreversível como área de cicatrizes ou alopecia areata. 

Aos que desejam a remoção dos pelos de maneira definitiva novas tecnologias chegam aos nossos consultórios deixando o procedimento mais tolerável, com menos desconforto, menos sessões e eficaz. Importante sempre frisar que uma vez optando pela remoção a laser dos pelos dificilmente há retorno, a área tratada terá rarefação progressiva dos pelos e por mais que o estímulo hormonal se mantenha a região não terá mais o aspecto de barba densa como antes.