Projeto inédito de transformação social, o Pacto pela Juventude (PPJ) está com inscrições abertas a partir desta quarta-feira (01/06) para oferecer bolsas de R$ 500 a jovens que vivem em situação de extrema vulnerabilidade. Serão 800 selecionados, de 60 áreas da periferia carioca, que participarão de aulas teóricas e práticas e receberão formação em liderança com foco em cultura, esporte, sustentabilidade e tecnologia. A ideia é que sejam multiplicadores em suas comunidades e possam impactar mais de 25 mil pessoas.
Iniciativa da Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), o projeto é parte do programa Geração Transformadora, um compromisso municipal ligado a questões sociais e a soluções ambientais para o Rio.
Para participar do Pacto pela Juventude é preciso ter entre 15 e 29 anos. O link da inscrição fica disponível até o dia 14 deste mês em instagram.com/juvrio. Terão prioridade os candidatos das regiões beneficiadas pelo PPJ; em situação de violação de direitos ou com direitos ameaçados; moradores de favelas e periferias; autodeclarados pretos, pardos ou indígenas; pessoas não binárias, transgênero ou mulher cisgênero; gestantes ou mães; responsáveis pelo sustento familiar; inscritos no Cadastro Único ou em programas sociais e pessoas com deficiência.
Foto: Wagner Ramos/Juv Rio