O ator Paulo Gustavo apresentou agravamento em seu estado de saúde nas últimas horas. Comunicado enviado pela assessoria de imprensa do artista, de 42 anos, informa que ele teve uma embolia devido a uma fístula bronquíolo-venosa – abertura entre os pulmões e as veias.
“Internado desde 13 de março, no Rio de Janeiro, com quadro de Covid-19, Paulo Gustavo permanece no Serviço de Terapia Intensiva e nas últimas 24 horas surgiram complicações graves. Depois de alguma melhora, Paulo Gustavo subitamente piorou no dia de ontem. A equipe médica emitiu, hoje, novo boletim: ‘Ontem à tarde, após redução dos sedativos e do bloqueador neuromuscular, o paciente acordou e interagiu bem com a equipe profissional e com o seu marido”, informa o comunicado.
“À noite, subitamente, houve piora acentuada do nível de consciência e dos sinais vitais, quando novos exames demonstraram ter havido embolia gasosa disseminada, incluindo o sistema nervoso central, em decorrência de uma fístula bronquíolo-venosa. Infelizmente, a situação clínica atual é instável e de extrema gravidade. A família do ator continua agradecendo todo o carinho e pedindo orações para uma recuperação de Paulo Gustavo, assim como das demais pessoas acometidas por essa doença terrível”, conclui a nota.
Seis dias após sua internação, no dia 13, Paulo Gustavo havia apresentado melhora . No entanto, no dia 22 de março a situação regrediu e ele precisou ser intubado. Na ocasião, a nota médica informou que ele “necessitou entrar em ventilação mecânica invasiva, para ser tratado de forma mais segura”. Em 2 de abril, ele precisou recorrer à terapia ECMO – Oxigenação por Membrana Extracorpórea, que funciona como um pulmão artificial.
Foto: TV Globo