PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Polícia

Polícia Federal prendeu o secretário estadual de Administração Penitenciária Polícia Federal Raphael Montenegro, na manhã desta terça-feira (17), na Operação Simonia,  RJ, e dois subsecretários — Wellington Nunes da Silva, da gestão operacional, e Sandro Farias Gimenes, superintendente.

Os alvos da operação Simonia são suspeitos de favorecer lideranças do Comando Vermelho. negociando acordos com a maior facção criminosa de tráfico de drogas do estado  “em troca de influência sobre os locais de domínio destes traficantes e outras vantagens ilícitas”.

Entre os acordos, estariam:

  • O retorno de criminosos presos na Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná, para o Rio de Janeiro;
  • A  entrada de pessoas e itens proibidos em unidades prisionais fluminenses;
  • A soltura irregular, em 27 de julho, de Wilton Carlos Rabello Quintanilha, o Abelha, de 50 anos, “um criminoso de altíssima periculosidade, contra quem havia mandados de prisão pendentes”.

O governo do estado divulgou nota à imprensa, ressaltando que Raphael Montenegro foi exonerado, segundo decreto do governador Claudio Castro (PL) publicado nesta terça-feira (17) no Diário Oficial. Leia na íntegra:

“O secretário de Administração Penitenciária, Raphael Montenegro, foi exonerado nesta terça-feira (17). Em seu lugar, assume o delegado federal Victor Hugo Poubel. A substituição já havia sido decidida na semana passada e aguardava os trâmites da cessão do servidor público federal.

Com relação à operação deflagrada nesta manhã pela Polícia Federal, o governo se compromete a auxiliar no aprofundamento das apurações. Nesta manhã, o governador falou com o ministro da Justiça, Anderson Torres, colocando o Estado à disposição e reforçando que o governo é o maior interessado no esclarecimento dos fatos”.

Fotos: Reprodução TV