Fechada desde o começo da pandemia de Covid-19, a piscina do Parque Radical de Deodoro foi reaberta ao público neste sábado (18/12). A cerimônia contou com a presença do prefeito Eduardo Paes e do secretário de Esportes, Guilherme Schleder. Ainda com restrições por conta do coronavírus, a piscina será liberada, gratuitamente, nos finais de semana, funcionando de 8 às 16h, com capacidade para até mil pessoas. Para entrar será necessária a apresentação do comprovante de vacinação.
“A reabertura da piscina do Parque de Deodoro é uma conquista de todos. Aos poucos, a vida está retornando ao normal. Os cariocas aderiram à vacinação e isso nos dá tranquilidade para reabrir este espaço ao público. Além disso, este Parque é uma conquista e um legado dos Jogos Rio 2016 para uma das regiões que mais precisa na cidade”, afirmou o prefeito Eduardo Paes, que assistiu a apresentações de aulas de capoeira, muay thai e freestyle.
A Prefeitura do Rio montará uma estrutura para receber os cariocas que utilizarem o espaço. Haverá seguranças, monitores, professores, salva-vidas, além de técnicos de enfermagem para prestar primeiros socorros, caso haja necessidade. Os usuários também poderão levar comidas e bebidas, mas não será permitida a entrada de bebidas alcóolicas e de garrafas de vidro.
“ Voltar a oferecer essa opção de lazer para a população é mais um passo para o aproveitamento do legado olímpico na cidade. O Parque Radical já funciona com diversas atividades esportivas, muitas melhorias já foram feitas no local, mas faltava poder ver o carioca usando a piscina. Além de ser uma ótima opção para o verão, ainda é um local belíssimo”, disse o secretário Guilherme Schleder.
O Parque Radical de Deodoro foi reaberto ao público no começo do ano para a prática de atividades esportivas, além de ser utilizado para treinamento de atletas brasileiros que estiveram nos Jogos Olímpicos de Tóquio, como Ana Sátila e Pepe Gonçalves. Local das provas de canoagem nos Jogos Rio 2016, hoje o Parque oferece musculação, futsal, alongamento assistido, caminhada assistida, muay thai e funcional de forma gratuita para a população. Também foi criada uma escolinha de canoagem em parceira com a confederação brasileira da modalidade.
Em junho deste ano foi criada no Parque Radical de Deodoro a primeira Área de Proteção do Ciclista de Competição (APCC) noturna da cidade. E a pista de mountain bike, fechada nos últimos cinco anos, também foi reaberta com novo traçado após ampla reforma.
Foto : Beth Santos/Prefeitura do Rio