A prefeitura do Rio de Janeiro anunciou novo calendário de vacinação contra a covid-19 para todos os grupos etários, fora das prioridades definidas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Apesar da falta da coronavac, que resultou na suspensão de aplicações de segunda fosse para pessoas de 65 anos, o planejamento da SMS é vacinar toda a população acima de 18 anos até o fim de outubro.
O prefeito Eduardo Paes anunciou a decisão em sua rede social. “Tomamos algumas decisões em relação ao calendário de vacinação da cidade do Rio de Janeiro. Temos recebido de forma regular e em mais quantidade as vacinas, especialmente a Astrazeneca. Isso nos permite ter mais previsibilidade na divulgação desse calendário. Pretendemos ao longo das próximas duas semanas terminar a vacinação de todas as pessoas com comorbidade e pessoas com deficiência permanente(PCD). Depois disso voltaremos a vacinação por idade”.
O prefeito ressaltou ainda o fato de o cumprimento do calendário estar condicionada a chegada de novos lotes de vacina. “Não havendo mais qq atraso na entrega das vacinas pretendemos até outubro ter aplicado a primeira dose em todos os cariocas acima de 18 anos de idade. Vamos continuar trabalhando duro e perseguindo esse calendário”, concluiu
De acordo com o calendário, em junho, começam a ser vacinadas pessoas entre 59 anos e 51 anos. Em julho, é a vez das pessoas entre 50 anos e 42 anos. Em agosto, serão vacinadas pessoas entre 41 anos e 33 anos. Em setembro, a vacina será aplicada em pessoas entre 33 e 24 anos. E, em outubro, serão imunizados todos entre 24 e 18 anos de idade.
Mais informações em coronavirus.rio/vacina
Confira o calendário, abaixo: