PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Cotidiano

Na última quinta-feira, 16/09, aconteceu a inauguração do projeto ‘Quinteratura’, da editora Colli Books em parceria com o Grupo Didática Educacional, na Quinta da Boa Vista, Zona Norte do Rio.  Na ocasião, a escritora Isa Colli lançou o  livro ‘Descobertas de Inaiá’. Ainda durante a ação, foram realizadas diversas atividades como contação de história, peças teatrais e muitas brincadeiras para as crianças. Participaram da abertura escolas e moradores de comunidades do Rio, além de escritores da editora e autoridades.

Dentre os presentes estavam o subprefeito do Centro do Rio de Janeiro, Leonardo Pavão, o administrador da Quinta da Boa Vista, Frank Amorim, e os autores da Colli Books, as jornalistas Cláudia Cataldi, Eliane de Santos, Fernanda Graell, Taís Faccioli, a Dra Teresa Tedesco e Marcelo Correia.

 

Com o evento, a Quinta da Boa Vista, ganha um charmoso espaço dedicado à literatura: um quiosque-biblioteca.

“Esse projeto foi pensado com muito carinho para aproximar os cariocas e turistas do universo dos livros. Queremos incentivar a literatura através de atividades lúdicas e interativas neste parque tão lindo e acolhedor, que é a Quinta da Boa Vista”, afirma a escritora Isa Colli.

Em um estande divertido, colorido e aconchegante, os leitores irão encontrar diversos livros, a maioria para o público infantojuvenil. O espaço também tem uma tenda para contação de histórias, lançamentos com autores, peças teatrais e outros eventos culturais. As crianças poderão tirar fotos em totens com personagens de livros infantis.

“A literatura, além de proporcionar conhecimento, é uma ótima opção para desconectar os pequenos do uso excessivo do celular e outros eletrônicos. E vale lembrar também que a leitura pode ser uma divertida forma de brincar”, diz Isa.

Cuidados com a pandemia

Além de a estrutura ser ao ar livre, todas as áreas de circulação do público serão cuidadosamente preparadas para cumprir as medidas sanitárias necessárias neste momento de pandemia, a fim de proteger os visitantes. Haverá controle da capacidade de pessoas nos ambientes; o espaço será periodicamente higienizado; será disponibilizado álcool em gel 70% ou produto de higienização para as mãos nas áreas comuns; e o público deverá seguir medidas de proteção, como uso de máscara facial. Os visitantes também deverão respeitar o espaçamento mínimo de dois metros.

Uma vez por mês, o projeto contará com ações voltadas a crianças de comunidades carentes. “Ao escolher montar nosso estande em um local tão popular e amado pela garotada, acreditamos que cumprimos uma das nossas principais missões: democratizar a literatura”, diz Isa Colli.

Fotos: Divulgação