A P Secretaria Municipal de Assistência Social, entregou 398 cartões do programa Prato Feito Carioca, nesta quarta-feira (20/7), na quadra da Unidos do Jacarezinho, Zona Norte da cidade. Desde o início do programa, um total de 2.451 cartões foram distribuídos para trabalhadores informais de Madureira, Pavuna, Ramos, Vila Isabel e Jacarezinho. Na sexta-feira (22/7), mais 684 cartões serão entregues em Jacarepaguá.
” Todo mundo aqui está inscrito no CadÚnico para receber seus benefícios. Vamos dar um vale refeição para os trabalhadores informais que estão cadastrados. Sabemos que o Brasil passa por uma crise econômica profunda e o que Prefeitura busca fazer é diminuir o sofrimento das pessoas” afirmou o prefeito Eduardo Paes.
Até o fim deste mês, um total de cinco mil cartões chegarão às mãos de trabalhadores de toda a cidade. O cartão magnético integra o programa global Prato Feito Carioca, política pública inovadora no país. A Prefeitura do Rio também está implantando as Cozinhas Comunitárias Cariocas. Onze delas começaram a funcionar entre os dias 21 e 30 de junho e serviram 49.200 refeições até sexta-feira (15/7).
– Em três dias, o cartão magnético estará carregado para que as pessoas possam fazer, pelo menos, uma refeição por dia. Serão beneficiados trabalhadores informais, que não têm carteira assinada. Até o fim de semana, teremos distribuídos mais de três mil cartões em vários pontos da cidade – disse Leila Marino, subsecretária de Proteção Básica da Secretaria de Assistência Social, que cuida dos 47 CRAS da cidade.
O Cartão assegura ao beneficiário uma refeição por dia em qualquer bar ou restaurante conveniado, mesmo longe de sua casa. A ideia é que seja garantida alimentação próximo ao seu local de trabalho, sem encargos para o usuário. O custo de cada refeição é subsidiado pela Prefeitura. Pode tanto comer no estabelecimento, como levar a quentinha para onde quiser.
As inscrições para o cartão magnético Prato Feito Carioca foram realizadas entre os dias 15 de abril e 6 de maio, na plataforma digital. A seleção dos beneficiários foi feita por ordem de inscrição, e a lista foi publicada no Diário Oficial do município em 16 de maio.
Moradora do Jacaré há 10 anos, Antonia Neide Santana, de 54 anos, diz que ficou muito feliz quando soube que seu cadastro tinha sido aprovado. Diarista, ela conta que, ultimamente, quase não tem recebido oferta de trabalho.
– Vai complementar minha renda, as coisas estão muito caras. Você vai no mercado e se assusta com o preço do leite, carne, arroz e feijão. Até o frango aumentou bastante. Então, essa refeição diária vai permitir que eu economize um pouco.
Foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio