PUBLICIDADE

Rio de Janeiro / Cotidiano

Como podemos compreender o significado destes termos tão usados na literatura científica, no setor privado e em políticas públicas? A falta de clareza na definição e as múltiplas referências que tratam essas palavras de maneiras diferentes são motivos para a não compreensão completa delas, precisando recorrer ao dicionário Priberam para ter uma base – um pouco – mais sólida do que é Sustentável:

  • Que pode se sustentar.
  • Que tem condições para se manter ou conservar (ex. desenvolvimento sustentável)

O termo Sustentável está relacionado ao uso dos recursos naturais ofertados pela natureza de forma racional e consciente, sem comprometer a sua disponibilidade para as gerações futuras, e garantir a preservação da vida.

Contudo, o termo Sustentabilidade está diretamente ligado a atividades e ações que têm como propósito suprir as necessidades dos seres humanos, por meio do desenvolvimento material e econômico, causando o menor impacto possível ao meio ambiente. Dessa forma os recursos naturais são utilizados com consciência, diminuindo os impactos na natureza. Com isto, garantir que as gerações futuras os tenham sem que as gerações atuais precisem abrir mão deles.

Como ser sustentável e quais os benefícios em ser sustentável?

Com atitudes pessoais diárias é possível preservar os recursos naturais e o meio ambiente. Digo, das mais simples atitudes às mais complexas, como economizar água, utilizar energias renováveis (ex. energia solar), desligar aparelhos da tomada, usar pilhas ou baterias recarregáveis, separar o lixo para reciclagem, cultivar plantas ou comprar alimentos orgânicos, consumir produtos que possuam embalagens recicláveis, são atitudes sustentáveis simples e de grande valor, que cada um pode praticar.

Para as empresas, ser sustentável é uma visão de mão dupla, pois ao mesmo tempo que ela contribui com o meio ambiente ela pode vir a se beneficiar. Ao utilizar os recursos naturais de maneira racional, a empresa ganha reconhecimento e se destaca no mercado, se tornando exemplo para seus colaboradores e consumidores. Além disso, gera retorno financeiro com esse novo status e isenções fiscais.

Curiosidade:

 Regra dos 5’R das ações sustentáveis possíveis de serem praticadas no dia a dia:

1-Reduzir o consumo

2-Reciclar tudo o que possível

3-Reutilizar itens diariamente

4-Repensar sua forma de consumo

5-Recusar todo tipo de produto ou empresa que não for voltado para o desenvolvimento sustentável

Carla Pimentel

Psicóloga, paisagista e mestranda em Ciência da Sustentabilidade

Foto: Pixabay