O Corpo do Bombeiros confirma 38 mortes, até a manhã desta quarta-feira (16), mas as informações dão conta de muitos desaparecidos em decorrência das fortes chuvas que acometem Petrópolis, na Região Serrana do Rio desde a tarde de terça-feira (15). Há também pessoas soterradas, por conta de deslizamentos em locais, como o Morro da Oficina.
Diversos pontos da cidade ficaram inundados.A força da correnteza arrastou carros e assustou pedestres e comerciantes. Também houve queda de barreiras.
A Defesa Civil decretou Estágio de Calamidade Pública.
Nível das chuvas ultrapassou esperado para o mês inteiro
Foram registradas pela Defesa Civil 95 ocorrências, entre os 80 deslizamentos, a maior parte registrada nas localidades de Quitandinha, Alto da Serra, Castelânea, Centro, Coronel Veiga, Duarte da Silveira, Floresta, Caxambu e Chácara Flora.
Houve alagamentos em diversos pontos da cidade. Os 11 registrados pela Defesa Civil foram das regiões do Alto da Serra, Corrêas, Centro e Mosela.
Em seis horas choveu mais que a quantidade esperada para o mês inteiro, e o índice de chuva chegou a 259 milímetros.
O rio transbordou no Centro, e a velocidade com que a água subiu pegou motoristas de surpresa, que não tiveram tempo de escapar da inundação. Uma das imagens que circulam nas redes sociais mostra um carro sendo arrastado com os ocupantes dentro.
A Defesa Civil informou que os pontos de apoio para acolhimento de moradores em área de risco foram abertos.
“Agentes da Defesa Civil e CPTrans atuam em diversos pontos da cidade por conta de inundações e alagamentos em função da forte chuva que afeta a cidade no momento. As ruas Coronel Veiga (entre Duas Pontes e Ponte Fones), o Centro (nos acessos à rua General Osório e Silva Jardim), na Rua Bingen, na Praça Pasteur estão com trechos bloqueados para acesso”, informou a Prefeitura em nota.
O governador Cláudio Castro falou sobre as ocorrências no Twitter: “Estou em Barra Mansa com as agendas do Governo Presente no Médio Paraíba, mas atento aos danos que as chuvas estão causando em Petrópolis. Acabei de falar com o prefeito Rubens Bomtempo e orientei que parte dos secretários se desloquem para apoiar a população no que for preciso”.
Em nota à imprensa, Castro anunciou que está a caminho do município para acompanhar os trabalhos na região.
Fotos: Reprodução