A tripulação da ‘Inspiration4’, da Space X, retornou à Terra, neste sábado (18), por volta das 20h06, pelo horário de Brasília. Eles caíram no meio Oceano Atlântico, na costa da Flórida.
O perfil da Inspiration4 no Twitter disse no início da tarde deste sábado que a tripulação acordou ao som da música “Beautiful Day”, da banda U2, liderada pelo cantor “Antes da tripulação dormir na noite passada, eles tiveram a oportunidade de conversar sobre sua jornada com Bono!”, disse em uma mensagem.
Os perfis da Inspiration4 e da Space X também publicaram em rede social fotos com a legenda “Visões de outro mundo!” na tarde deste sábado. E era mesmo! Em pouco mais de um dia, a tripulação realizou pesquisas científicas, deu mais de 15 voltas ao redor do planeta, assistiu a 25 amanheceres e 25 entardeceres e ainda sobrou tempo para comer, descansar.
A missão Inspiration4 foi levada à órbita da Terra pela SpaceX na última quarta-feira (15). Fotos mostram os integrantes da missão no domo de vidro da cápsula, que oferece uma visão de 360º do espaço (veja todas mais abaixo).
O bilionário Jared Isaacman, a assistente médica Hayley Arceneaux, o engenheiro aeronáutico Chris Sembroski e a professora de geologia Sian Proctor orbitam a 590 quilômetros acima do nível do mar. Todos são novatos no espaço.
A SpaceX afirma que esta é a maior janela de observação com peça única a ser levada ao espaço. Ela fica no nariz da cápsula Crew Dragon, que pode ser aberto durante o voo.
A missão Inspiration4, bancada por Isaacman, fundador da empresa de comércio eletrônico Shift4 Payments, realiza ações beneficentes em prol do St. Jude Children’s Research Hospital, um centro de tratamento de câncer pediátrico.
O objetivo é arrecadar US$ 200 milhões para o hospital, que publicou em seu perfil do Twitter que seus pacientes conversaram com os tripulantes na quinta (16) e fizeram perguntas a eles – ainda não há gravações ou registros desse momento.
Durante o período em órbita, eles terão o sono, a frequência cardíaca, o sangue e as habilidades cognitivas examinadas. Agora, após a missão, os tripulantes passarão por testes para um estudo do impacto da viagem em seus corpos. A ideia é acumular dados para futuras missões com passageiros privados.
Foto: ABr.