PUBLICIDADE

viagem

Por Claudia Mastrange

Já dizia a clássica música de Beto Guedes: estar em Lumiar é passar o dia moendo cana, caçando lua… pra mudar de céu, mudar de ar… Charmoso distrito da cidade de Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro, Lumiar fica a 700 metros de altitude e é um destino perfeito para famílias, casais em clima de lua-de-mel ou para quem busca descanso e muito contato com a natureza. Afinal, a localidade é formada por cachoeiras, rios, corredeiras e muita Mata Atlântica.

O ar bucólico dá o tom acolhedor, com a tradicional pracinha, ruas calçadas em pedra, no som ao vivo dos bares do Centrinho e restaurantes no entorno do lago – cartão postal da região-, com programação que vai voltando aos poucos, após um recuo natural durante a pandemia.

Novo decreto municipal da prefeitura de Nova Friburgo, publicado em 10 de setembro, autorizou restaurantes, bares e lanchonetes a funcionarem até a meia-noite, com capacidade até 50%, assim como casas de eventos sociais como casamentos, eventos corporativos e/ ou acadêmicos. Ônibus, vans e veículos de transporte coletivo precisam de prévio cadastro realizado junto a Secretaria Municipal de Turismo.

Protocolos sanitários em dia, Lumiar tem atrativos para ser visitada durante o ano inteiro. No verão a boa dica é se esbaldar nas cachoeiras e fazer um passeio de rafting. Já no inverno a pedida é comer um fondue e caldos e curtir o frio da montanha no melhor aconchego que as pousadas de Lumiar podem oferecer, como lareira, café da manhã privativo na acomodação e um banho de hidro com água bem quentinha para renovar as energias. No quesito serviços, há pousadas e restaurantes para todos os estilos – de bem simples a bastante aconchegantes e tour cervejeiro dos bons.

Há muitas cachoeiras que se espalham pelos arredores, em especial, no bairro de Boa Esperança. Uma das mais famosas é Indiana Jones, que corre por um estreito cânion e termina com um escorrega natural. Também a cachoeira de Poço Feio, conhecida como “Praia de Lumiar”, tem águas mansas.

Já o aceso ao Poço Belo e é extremamente fácil. Após estacionar na estrada, a caminhada até o poço não leva um minuto. Logo acima há um restaurante o que facilita a compra de um lanchinho ou almoço para quem quiser passar um tempo curtindo as águas dessa maravilha da natureza.

Curtição radical e muito verde

Quem não abre mão de praticar esportes radicais em meio à natureza privilegiada pode optar pelo rafting no Rio Macaé ou segue para a queda Paraíso Vertical. São 35 metros de muita  adrenalina.  Já para os trilheiros uma boa pedida é a trilha da Pedra Riscada, que tem 3 km de extensão e duração do percurso de cerca de uma hora (só de ida) . O acesso ao início da trilha se dá no km 3 da rodovia Serramar.

A cinco quilômetros de Lumiar fica a vila de São Pedro da Serra, que segue a mesmas características da vizinha: rusticidade cercada de verde, lojinhas charmosas e muitas opções de atividades em meio à mata Atlântica – entre elas, caminhada, rapel e passeios de jipe, a cavalo ou de bike.

E como chegar a Lumiar?  Localizado, na região serrana, o distrito fica a aproximadamente 175km do Rio de janeiro. De carro o acesso pode ser feito pela BR-101, com acesso a partir de Casemiro de Abreu, ou seguindo por Magé, Guapimirim e Cachoeiras de Macacu.

De ônibus, a partir da Rodoviária Novo Rio até Nova Friburgo é possível fazer o trecho com a Viação 1001, e depois seguir de Nova Friburgo de ônibus urbano até Lumiar ou São Pedro da Serra.

Fotos: Reprodução internet