Quer viajar, mas não tem muito tempo? Nada melhor que aproveitar as belezas da Região Serrana. A apenas 96 km da capital do Estado do Rio, Teresópolis oferece inúmeras opções de passeio como programas ao ar livre, atrações históricas e experiências gastronômicas. A cidade também é organizadora de uma das maiores feirinhas de artesanato a céu aberto do país.
Mesmo sendo tão próximo do Rio de Janeiro, o ideal é se programar com antecedência para curtir ao máximo o passeio. O ideal é reservar hospedagem para ver os melhores preços. Passar quatro dias na cidade é mais vantajoso para explorar os vários pontos turísticos, tudo seguindo os protocolos sanitários.
Conheça alguns pontos turísticos do município:
Mirante do Soberbo – localizado na entrada da cidade, é o principal ponto turístico, e também um dos mais fotografados do destino. Cercado por montanhas da Serra dos Órgãos, possui vista para o Dedo de Deus, Pico do Escalavrado e Dedo de Nossa Senhora.
Parque Nacional da Serra dos Órgãos – com sede principal situada em Teresópolis, oferece mais de 200 km de trilhas e outras atividades ao ar livre. O parque foi criado em 1939 para proteger a fauna e a flora da região e abrange mais de 20 mil hectares entre os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim. Caso você escolha explorar as trilhas do parque, poderá ver de perto exemplares de 462 espécies, das quais 120 delas estão ameaçadas de extinção. Outro ponto forte do local é o montanhismo.
Cachoeira dos Frades – com uma queda d’água de aproximadamente 10 metros de altura, é uma das mais bonitas da região. Como possui um poço de águas mais frias, é perfeita para se refrescar em dias quentes.
Granja Comary – é o local de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol, além de outras equipes masculinas e femininas. A visitação ocorre apenas na parte externa, com espaços bons para caminhadas ao redor do Lago Comary.
Villa St. Gallen – uma vila temática de arquitetura charmosa e repleta de restaurantes e lojinhas de doces. Inspirada na cidade de St. Gallen, na Suíça, faz parte do complexo da Cervejaria Therezópolis, famosa por seu Bier Tour com degustação.
Parc Magique – é integrante da área de lazer do resort Village Le Canton, um dos melhores da cidade. Com decoração medieval, a estrutura do parque oferece brinquedos, área de alimentação e loja de souvenirs.
Feirinha do Alto – o lugar certo para encontrar produtos por preços acessíveis. Mais conhecida como Feirarte, é formada por barracas vendendo todo tipo de item, além de opções de alimentação boas para um almoço ou lanche.
Casa de Cultura Adolpho Bloch – localizada na Praça Juscelino Kubitschek, reúne exposições artísticas e mostras como o Salão Nacional da Primavera, além de servir como sede para a Academia Teresopolitana de Letras e para a Sociedade de Artistas de Teresópolis. Segundo o site da Secretaria de Turismo de Teresópolis, a Casa de Cultura ainda conta com um auditório com capacidade para 140 pessoas, e a fachada em painéis de vidro permite uma maior integração entre a parte interna (onde ficam as exposições) e a parte externa (onde as pessoas curtem as atividades da praça)
Fotos: Pixabay e Reprodução